quarta-feira, 11 de julho de 2012

Distintivo do Curso de Força Tática - Atual


A Polícia Militar paulista adotou a filosofia de polícia comunitária, na qual as ações são sempre pautadas pela estreita ligação com as pessoas.
Há momentos, contudo, em que é exigido que a polícia tome ações mais enérgicas, usando efetivo maior, até participando em ações contra tumultos.
Para isso existe a Força Tática sempre preparada para esse tipo de ação.
Esse distintivo mostra que o PM que o usa tem esse preparo após terminar o Curso de Força Tática.

    A exemplo do distintivo do curso de trânsito, existe esta versão atual, mas, também há uma versão antiga. A mudança do modelo para diferentes épocas deste mesmo curso tem razão simbólica. Serviu para tornar clara a mudança de doutrina no uso dessa tropa que teve mudança significativa, atuando como complemento do policiamento comunitário

Na época em que esse distintivo foi lançado, no início dos anos 2000, ele ganhou o apelido de “picachu”, personagem de um desenho animado lançado na época, que lançava raios formando uma imagem como a do distintivo.

9 comentários:

  1. Comandante, belo blog com informações muito úteis, complemento a informação sobre o Distintivo do Curso de Força Tática:

    DESCRIÇÃO HERÁLDICA DO DISTINTIVO DO CURSO DE FORÇA TÁTICA:

    Para Oficiais:
    Descrição: um círculo frisado de goles, de campo xadrezado de oito tiras horizontais e oito tiras verticais, totalizando sessenta e quatro quadrados, alternados em sable e prata; simbolizando as cores internacionais da Policia, transpassado por três raios em metal dourado que representam, respectivamente, os perigos enfrentados nas ocorrências, o profissionalismo, a técnica e a coragem empreendidos pelo policial militar no trabalho de reduzir ao mínimo os riscos decorrentes das missões de Força Tática, tendo em sua base a estrela de cinco pontas e a coroa de louros em metal dourado, representando, respectivamente, as operações bem sucedidas, o desprendimento, a determinação no trabalho de seus membros e as vidas perdidas no cumprimento do dever.
    Medidas: 46 mm de largura, por 26 mm de altura.

    Para Praças: será o correspondente aos dos Oficiais, porém com as partes douradas substituídas por prateadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo complemento.
      Essa é uma das postagens mais procuradas no blog!

      Excluir
  2. Como foi criada a Força Tatica( sua história)?
    Qual foi o motivo da extinção da PTM?
    Qual a finalidade da Boina e o significado dos cordões pendurados na mesma?
    Não enconcro uma resposta em lugar nenhum.....agradeço sua atenção!!!

    ResponderExcluir
  3. Marilda, com a reformulação da doutrina do policiamento, onde estava sendo criada um policiamento mais comunitário, foi visto que o Patrulhamento Tático Móvel - PTM subordinado aos batalhões deveriam também ser reformulados. Neste momento, após diversos estudos de doutrina e emprego foi criada a Força Tática, uma força policial ostensiva que atua como reforço da Rádio Patrulha, podendo também efetuar ações de Controle de Disturbios Civis - CDC (Choque) contendo rebeliões, tumultos, policiamento em eventos, etc. O PTM foi extinto apenas em função da criação da Força Tática, sendo um "antepassado" da mesma... vários policias de PTM continuaram nos pelotões de PTM com a mudança para a Força Tática, sem problemas.

    A Boina é utilizada por tropas militares desde o final do século XIX e início do século XX ficando popular na 2 Guerra, onde a cor diferente delas servia para diferenciar tropas e continua assim até os dias atuais, onde determinadas cores de boina envolvem até uma mística por trás delas, como as boinas grená (vinho) da brigada paraquedista brasileira, que é símbolo de honra para os que a conquistam. Os cordões que ficam pendurados atrás dela passam por toda a circunferência da boina e serve para ajustar ela a cabeça do utilizador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os cordões não apenas servem para o ajuste, tem significado!! As fitas ou "cordões" pretas na Boina são a homenagem dos Pára quedistas de todo o Mundo aos Camaradas que tombaram em combate na Operação MARKET GARDEN durante a 2ª Guerra Mundial. SINAL DE LUTO.

      Excluir
  4. Muito show a matéria.
    Fiz o curso em 2002 no Entorno de Brasília pela PMGO, através do pessoa da PMSP ROTA que passaram aqui um mês e aplicaram o curso.
    Como podemos fazer para adquirir o brevê de metal para praças e oficiais?
    Forte abraço.
    Tenente Maurilio PMGO
    e-mail: tenentemaurilio@gmail.com
    Tele. 61 8577 3003

    ResponderExcluir
  5. Muito boa matéria ,
    Gostaria de saber sobre a doutrina da Força Tática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciana.
      Grato pelo seu comentário.
      O tema doutrina de Força Tática é muito extenso e complexo para este espaço.
      Sugiro um contato com o Centro de Comunicação Social da PMESP.

      Excluir
  6. Excelente blog...gostaria de saber se o sr. já escreveu alguma matéria a respeito do adorno na boina separado em oficiais/subten e sgt/cb e sd...motivo dessa diferenciação, sendo que nas Forças Armadas e outras forças no mundo são usados o símbolo da própria força.
    Parabéns!

    ResponderExcluir