quinta-feira, 31 de maio de 2012

Distintivo do Curso de Bombeiros Para Oficiais


Distintivo para Oficiais que concluem o Curso de Bombeiros.
Pela sua cor e forma ganhou o apelido de “caranguejo”.
Acima uma gandola e um cinto ginástico usados desde os anos 1960 até 1988, quando a farda mudou radicalmente.
O mesmo distintivo aparece bordado à mão na altura do peito direito do fardamento.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Medalha Dr. Synesio de Mello e Oliveira - 2006


A Sociedade Veteranos de 32 - "MMDC" de São José do Rio Preto criou sua medalha para homenagear aqueles que tenham contribuído de alguma forma para a preservação do ideal Constitucionalista.
Trata-se de uma comenda na forma de um colar cuja venera é bem grande: tem 7 centímetros de diâmetro.
No anverso se observa a efígie do Cap Synésio de Mello e Oliveira, combatente constitucionalista oriundo de São José do Rio Preto.
No reverso foi colocada uma ilustração do conceituado artista Belmonte traduzida num belíssimo alto relevo com a inscrição: CORAGEM E A BRAVURA VENCERAM, AINDA QUE DESARMADAS.
O exemplar da medalha que obtive foi muito bem elaborado, com esculturas que traduzem muito bem a foto do Cap. Synesio e a lustração de Belmonte.
Mais uma vez, gradeço ao senhor Marcos Machado de Oliveira a gentileza de fornecer o modelo para esta postagem e ao senhor Giovanni Spirandelli da Costa pelas informações.
Comenda criada pelo Decreto Estadual n° 50657 de 30 de março de 2006.




segunda-feira, 28 de maio de 2012

Medalha Sesquicentenário da PMESP - 1981

     
      Pretendo fazer um breve resumo das Unidades ou eventos que ensejaram a postagem de cada medalha.
     O caso desta medalha é diferente.
     Resumir 181 anos de história de uma existência intensa (na época da cunhagem da medalha eram 150) em poucas linhas é uma tarefa impossível, mas afirmo que a somatória de todas as condecorações que pretendo apresentar aqui (são mais de cem, sem contar as variantes), é que vão dar uma noção da força e tradição da Instituição Militar Paulista.
      Medalha comemorativa dos 150 anos de existência da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Medalha criada pelo Decreto Estadual n° 17822 de 09 de outubro de 1981.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Medalha Cinquentenário do Policiamento Rodoviário - 2000


    Num dos primeiros tópicos, apresentei a medalha do Cinquentenário do Policiamento Rodoviário e mencionei incorreções na fita.
    Parece que não fui só eu que havia reparado nisso. O próprio CPRv também detectou o problema e o corrigiu, confeccionando a medalha acima.
    Fabricação competente e nenhum defeito que eu tenha visto.
    Agradeço ao senhor Marcos Machado de Oliveira a gentileza de fornecer o modelo para esta postagem.

    Clique aqui para ver o outro modelo. 


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Medalha Centenário do 2º BPM/M - 1991... Errada!

Há algum tempo, tinha publicado esta medalha, comentando que ela tinha problemas na parte da confecção de má qualidade.
Recebi uma mensagem do Tenente Dario, que serviu no 2º BPM/M, me alertando que o exemplar que mostrei está totalmente errado!
Fui olhar o Decreto e confirmei tudo o que ele me disse.
O reverso deveria ostentar o brasão de armas da Polícia Militar do Estado de São Paulo e não a logomarca das Polícias Militares segundo as IGPM.
A fita também deveria ter SETE listras e não CINCO como apresentado aqui.
De acordo com o decreto, a listra central é vermelha, e duas listras amarelas intercaladas de uma verde de cada lado.
Como se isso não bastasse, o exemplar da medalha que obtive apresenta problemas de confecção e acabamento na venera (a parte principal da medalha) com a estrela no reverso inclinada, o que entendo que esteja errado, e no suporte da fita, irregular e com manchas no banho metálico.

domingo, 20 de maio de 2012

Distintivo do Curso de Instrutor de Educação Física


Vamos a outro distintivo de curso.
Aproveitando a postagem anterior sobre a medalha do centenário da EEF apresento o distintivo do Curso de Instrutor de Educação Física para Oficiais.
O curso habilita o Oficial a dar instrução e avaliar periodicamente o efetivo da Unidade em que serve na área de aptidão física.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Medalha Centenário da Escola de Educação Física da PMESP - 2010


A Pioneira do Brasil
Em 03 de março de 1910, foi oficializada a criação de um “Curso de Esgrima e Ginástica” na Força Pública, que pudesse habilitar militares pátrios a ministrar aulas de Educação Física para a tropa. Até então, os instrutores dessa área eram sempre estrangeiros.
Assim foi criada a Escola de Educação Física que se constituiu no primeiro núcleo de ensino da Educação Física no Brasil e o segundo da América Latina, organizada em bases sólidas, seguindo-se por princípios pedagógicos e científicos, tornando-se reconhecida nacionalmente logo nos primeiros anos de vida.
Os cem anos da “Velha Escola” não poderiam passar em branco.
Foi elaborada uma medalha com desenho completamente diferente do tradicional e, como tudo o que quebra paradigmas, provocou reações diversas.
Medalha criada pelo Decreto Estadual nº 55449 de 19 de fevereiro de 2010.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Medalha do Cinquentenário da Revolução Constitucionalista - 1981/82

A “Medalha do Cinquentenário da Revolução Constitucionalista de 1932”, tinha a finalidade de condecorar aqueles que tomaram parte, tanto na linha de frente como na retaguarda, na Revolução de 9 de Julho de 1932, ao lado do Exército Constitucionalista.
Ressalto que esta foi a única medalha a condecorar exclusivamente os combatentes daquele movimento, ao contrário de outras que eram também entregues a quem apenas cultuou a memória do evento.
Curiosamente, a Resolução da Assembleia Legislativa paulista não dava a descrição da medalha. Sabemos que era um colar como na imagem desta página.
  O documento menciona também que deveria haver barreta e diploma, mas, omite miniatura ou roseta.
A escultura está muito boa, mas,  alguns detalhes (como o modelo do fuzil, o capacete e a gandola) poderiam ser mais parecidos com os modelos usados na época.
             Ela foi feita pela Esmaltarte, empresa que fechou as portas na década de 90, mas, fez boas peças no seu tempo.
Medalha criada pela Resolução da Assembleia Legislativa de São Paulo 630 de 02 de abril de1981 para ser concedida a partir de 1982.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Distintivo do Curso de Policiamento de Trânsito - Atual

Todo o Policial Militar paulista, durante seu curso de formação, estuda legislação e técnicas de policiamento voltados à fiscalização de trânsito.
Com a forte demanda nessa área, muitos policiais se especializam, compondo o Comando de Policiamento de Trânsito – CPTran.
Esses policiais, caracterizados pelas suas coberturas brancas costumam usar também o brevê do curso apresentado nesta postagem.
       O unico documento que encontrei a respeito deste distintivo é do ano de 1997, mas acho que deve ser mais antigo.
       Existia nos anos 60 a 80 um outro tipo de brevê que mostrarei mais adiante.
       Não sei porque motivo o modelo antigo foi substituído.
         O distintivo antigo pode ser visto clicando aqui

Atualização em 16/06/2012:
Meu amigo e colega de Academia do Barro Branco, Carlos Alberto Duarte Pinheiro, me informou que o distintivo novo surgiu em 1988, pela reativação do curso em nova formatação que havia sido suspenso por algum tempo. A nova formatação incluiu a mudança até do distintivo.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Medalha Brigadeiro Tobias - 1965


Compromisso com a causa pública é uma expressão que guarda significados que ultrapassam em muito a mera descrição técnica.
Sensibilidade, entusiasmo, lealdade e amor ao seu país e sua comunidade são alguns termos que, somados, podem dar uma ideia do real significado do termo.
Nas postagens que se seguem, veremos medalhas feitas para pessoas abnegadas, que se esforçam para melhorar a vida das pessoas de várias formas, nas suas áreas particulares de atuação.
A Brigadeiro Tobias pode ser considerada uma síntese de todas elas.
Quem conhece a Polícia Militar paulista ou estuda sobre condecorações sabe que a medalha Brigadeiro Tobias foi feita em reconhecimento a essas pessoas.
Seria lógico, pelas condições de elegibilidade para sua outorga, que apenas pessoas com grande poder recebessem essa condecoração. Muitas vezes, contudo, vemos Policiais Militares anônimos que, de diversas formas, colaboraram com a milícia bandeirante em nível institucional.
A maior condecoração da Polícia Militar do Estado de São Paulo é dada em cerimônia solene no pátio da Academia de Polícia Militar do Barro Branco com a presença do Comandante Geral, no dia 04 de outubro, data do nascimento do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.
A escultura da medalha foi feita pelo conceituadíssimo artista Luiz Morrone, o mesmo que fez a escultura do monumento a Tobias de Aguiar em frente ao QG da PMESP.
Medalha instituída pelo Decreto Estadual N° 45.648 de 07 de dezembro de 1965.