sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Medalha Cinquentenário do CSM/MM - 2011



O Centro de Suprimento e Manutenção de Material de Motomecanização foi inaugurado em 1948 com a denominação inicial de ST (Serviço de Transporte) era ligado ao Quartel General, e tinha por finalidade o transporte de tropa e o transporte pesado.
A frota era composta de Jeep Willys que eram denominados carros de turismo e por caminhões Chevrolet e guincho Fargo, todos fabricados em 1946, num total de aproximadamente 200 veículos.
Na década de 60, passou a denominar-se Serviço de Transporte e Manutenção.
O Centro de Suprimento e Manutenção de Materiais de Motomecanização (CSM/MM) tem a incumbência de manter as viaturas da PMESP rodando e em boas condições.
Ainda em 1966 foi adquirida a 1ª frota de veículos VW Sedan, com motores de 1200 cilindradas que foram pintados de preto e branco e eram empregados juntamente com os Jeeps nos serviços de Rádio Patrulhamento.
Como se pode perceber, a tarefa é imensa, dadas as proporções da PM paulista com suas viaturas rodando por todo o Estado de São Paulo.
Nos últimos anos, a atividade foi sendo descentralizada e o CSM/MM é o órgão responsável pela aquisição, distribuição e gerenciamento das milhares de Viaturas em serviço.
A medalha é destinada a galardoar aqueles que tenham contribuído com o CSM/MM da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no serviço de manutenção e prestação de apoio logístico em transporte para toda a Corporação e à população paulista.
Medalha criada pelo Decreto Estadual n° 56.826, DE 11 de março de 2011.
Abaixo se vê o símbolo do STM usado pelos seus integrantes na gola do antigo 4º uniforme na década de 1960:

sábado, 17 de novembro de 2012

Distintivos de Tecnologia da Informação na PMESP

A atividade de processamento de dados na PMESP teve início em 1937!
Trinta anos depois, em 1967 foi iniciado o  processamento eletrônico na Corporação com a aquisição de um computador super potente para a época.
No final dos anos 80 a Polícia Militar paulista aumentou sensivelmente seus trabalhos usando a informática, já antevendo a revolução digital que se avizinhava.
O distintivo acima mostra o primeiro modelo referente ao curso de analista de sistemas, desenhado pelo então Tenente Rogério Paixão.
Observe as fitas magnéticas de armazenamento de informação típicas da época, em cada lado do escudo.
      Segundo meu amigo e colega de turma, o Tenente-Coronel Robson Bianchi, o curso referente ao primeiro distintivo era dirigido pela APMBB, coordenado pelo CPD e executado pela FATEC, assim sendo, dava direito a um certificado de especialização pela PMESP e outro de extensão universitária pela FATEC. O ingresso demandava uma semana de testes e era muito concorrido.
Com o tempo, a tecnologia foi sendo aprimorada e o curso adaptado aos novos tempos. Abaixo temos um modelo do início dos anos 90, de um novo curso: analista de  microinformática, já apresentando os primeiros modelos de disquete:

Pouco depois, acompanhando a evolução da Tecnologia da Informação, surgiram os cursos de Organização e Método, assunto que aborda a ordem e agrupamento das atividades da Instituição, muito mais do que manusear o computador em si.
O modelo acima e o seguinte foram desenhados pelo então Tenente Bianchi:

Mais tempo se passou e a Diretoria de Sistemas da PMESP aperfeiçoou o curso, modificando inclusive seu nome e, consequentemente o distintivo. O curso passa a se denominar Organização Sistemas e Método:

Agradeço aos Coronéis  Rogério Paixão e Robson Bianchi pelas informações preciosas.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Medalha Constitucionalista - 1989 - Errada!

É incrível como as pessoas não leem a norma que cria uma medalha na hora de executar o trabalho.
             Esta medalha é mais um exemplo disso.
O Dr. Laudo Escobar alertou para o "jogo dos erros" desta medalha em relação ao decreto:
1. O Anverso e reverso estão invertidos.
2. A fita está completamente errada. As listras deveriam ser todas da mesma largura além de o correto ser sete listras pretas.
Medalha criada pelo Decreto Estadual n° 29896 de 10 de maio de 1989.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Distintivo do Curso de Recusos Humanos


Para que o Policial Militar desempenhe seu trabalho com serenidade, é necessário, entre outras coisas, que sua vida profissional na esfera administrativa seja bem gerida.
Isso não depende só dele
A Instituição Militar paulista cuida de administrar a vida profissional de cada um de seus  integrantes com gente competente, dentro da lei e, ao mesmo tempo zelando pelo bem estar do profissional, de seus dependentes e mesmo das pensionistas.
Trabalho complexo que exige gente que entenda de recursos humanos, mas, também que saiba das peculiaridades da vida Policial Militar.
Esse distintivo mostra que o Miliciano que o ostenta está preparado para esse trabalho.
As setas ao redor do papiro e da pena representam as onze rotinas que o Sistema de Recursos Humanos tem que seguir todos os meses a fim de gerenciar a vida administrativa do Policial Militar.



sábado, 3 de novembro de 2012

Medalha Centenário do 2º BPM/M - Coronel Herculano de Carvalho e Silva - 1991


O TRADICIONAL “2 DE OURO”
O ano era 1891. Enquanto o regime republicano brasileiro dava seus primeiros passos foi criado o 2º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano “Coronel Herculano de Carvalho e Silva” inicialmente chamado 2° Corpo Militar de Polícia. 
A criação da Unidade era parte de um plano para reestruturar e ampliar a Força Pública de São Paulo.
Em 1891 a Corporação recebe a denominação de Força Pública e, para favorecer a gestão, foi dividida em Unidades. Uma delas era o 2.º Corpo Militar de Polícia (hoje 2.º BPM/M).
Consequentemente, é esse Batalhão a mais antiga Unidade de Polícia territorial da Polícia Militar.
O termo “2 de ouro” foi cunhado devido a sua atuação na revolução federalista.
Iniciada em 1893, gaúchos pró e contra o governo republicano recém instituído, iniciaram uma guerra civil.
O 2º Batalhão da Força Pública Paulista foi acionado encontrando as forças rebeldes em 1892 no Paraná, fazendo com que os rebelados fugissem, debandando desordenadamente.
A imprensa paranaense, elogiando o trabalho de pacificação do Batalhão foi quem primeiro usou o termo “2 de ouro” para se referir ao 2º Btl, e assim permaneceu até os dias de hoje.
O 2º BPM/M leva o nome do Coronel Herculano de Carvalho e Silva em homenagem ao Comandante das Forças Constitucionalistas de 1932 que, substituindo o General Julio Marcondes Salgado, teve a difícil tarefa de assinar o armistício com as forças federais ao final do conflito.
Medalha criada pelo Decreto Estadual 33.926 de 14 de outubro de 1991.
Quanto à medalha em si, há uma curiosidade: Por muitos anos, não sei dizer se desde a primeira cunhagem, foi concedida uma medalha com venera e fita erradas, sobre a qual comentei nesta postagem.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Distintivo da PRÓ-PM


      Em outra ocasião eu havia comentado a respeito da capacidade de organização dos componentes da Instituição Militar Paulista.
      O símbolo mostrado nesta postagem é mais uma mostra dessa capacidade face a situações de ameaça à Instituição.
      A nossa Polícia Militar possui um sistema complexo para manter a saúde física e mental de seus integrantes.
      Ocorre que em passado recente, mais de uma vez, esse sistema foi alvo de deliberada tentativa de fragilização. Essa fragilizaçao era só parte do plano.
      Isso aliado à burocracia de se obter equipamentos de saúde via Estado e União (SUS) estavam pondo em sério risco o sistema de saúde da PMESP e, consequentemente, a saúde de cada Policial Militar para combater a criminalidade.
      Mais uma vez, como em outras ocasiões de sua história, os Policiais Militares se mobilizaram e criaram a Pró-PM – ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE PRÓ-SAÚDE POLICIAL MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.
      Através dessa associação, os Policiais Militares individualmente e voluntariamente contribuem com pequena quantia que, somada, vai gerar recursos para aquisição de equipamentos que são depois doados ao Hospital ou ao Centro Odontológico da PMESP.
      Isso no final das contas faz enorme diferença.
      O PRÓ-PM também possui um corpo de voluntários que colaboram no dia-a-dia do Centro Médico na zona norte de São Paulo. Esse distintivo é de um deles.
      Ela é uma associação de caráter privado, mas, não é mais uma entidade representativa nem um plano de saúde, buscando exclusivamente soluções para a saúde dos Policiais Militares.
      Há pouco tempo precisei dos serviços do Sistema de Saúde e, como contribuinte do PRÓ-PM, fiquei muito contente em ver alguns equipamentos que ajudamos a comprar

     
      Acima uma das salas de cirurgia do Centro Médico da PMESP e a última aquisição via PRÓ-PM: aparelho para cirurgia de catarata.
      Viva a PRÓ-PM!