segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Distintivo do Curso de Ações Táticas Especiais - GATE - PMESP

 
O Grupo de Ações Táticas Especiais surgiu por intermédio de estudos estratégicos realizados pelo Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para a implantação do “Projeto de Radiopatrulhamento Padrão”, como força de apoio tático às patrulhas operacionais, de acordo com o planejamento estratégico do Estado, assentados nos pressupostos básicos da eficiência, eficácia e efetividade das ações policiais.
Em 1987 foi designada uma equipe de oficiais que deveria estruturar a criação de uma tropa especializada, do tipo “Swat”, porém com a denominação GATE, para o atendimento de ocorrências designadas como ocorrências atípicas, ou seja, àquelas em que uma ou mais patrulhas, com seus meios próprios, não eram capazes de proporcionar um atendimento com qualidade, com resultados satisfatórios para a sociedade e para o poder público de maneira eficaz, e foram citadas como exemplo, sem a pretensão de esgotar as possibilidades, casos com reféns e fugas de presídios.
 

sábado, 7 de setembro de 2013

Medalha Centenário do 2º Grupamento de Bombeiros - 1991



O 2º Grupamento de Bombeiros (2º GB) teve sua origem na antiga estação Oeste, localizada na Alameda Barão de Piracicaba, 126 – Campos Eliseos, com seu início de atividade operacional em 15 de outubro de 1895, na cidade de São Paulo.
Com o passar do tempo o Corpo de Bombeiros vai se aprimorando e, a partir de 1991 vários postos de bombeiros foram modernizados criando também condições de alojamento a médicos e enfermeiras do Sistema de Resgate que executam seus plantões na Unidade de Suporte Avançado.
Por ser uma área que concentra importantes acessos rodoviários (Anhanguera, Bandeirantes, Fernão Dias e Dutra) por onde circulam cargas perigosas, o 2º GB tem sob sua responsabilidade a Viatura PP01, própria para o atendimento de acidentes envolvendo o transporte de cargas perigosas, por isso, executa estágios de Produtos Perigosos envolvendo parcela significativa do seu efetivo, dotando-os de todas as condições para comporem a guarnição da viatura e operarem seus equipamentos.
A área de atuação do 2º GB é complexa e envolve os mais variados riscos. Desde edificações elevadas até locais de grandes eventos como o Anhembi e o Sambódromo paulistano.
É interessante notar que, corretamente, a medalha conserva a antiga denominação "Grupamento de Incêndio" (GI) ao invés da atual "Grupamento de Bombeiros" (GB).
Medalha criada pelo decreto Nº 33.813, de 18 de setembro de 1991.