terça-feira, 27 de maio de 2014

Distintivo de Estágio de Policiamento em Praças Desportivas - Irregular

 
Nessa época de copa do mundo de futebol, em que muita gente se foca mais do que o normal no assunto, apresento um distintivo de uma especialidade de policiamento muito conhecida: o Estágio de Policiamento em Praças Desportivas.
O Segundo Batalhão de Policiamento de Choque - 2º BPChq – é o responsável pelo policiamento em praças desportivas e grandes eventos e a instrução relativa a essas atividades é ali ministrada.

Muito estudo de estratégia e experiência de quase um século deram e dão aos componentes dessa Unidade de policiamento especializado autoridade para tratar do assunto, dando instrução aos policiais paulistas bem como de outros estados e países.

O distintivo, que eu saiba, é o único a ser usado na manga da camisa (manga esquerda) e é sempre em tecido, não havendo modelo em metal. Ó único problema dele é que é irregular. Seu uso não é autorizado.

 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Medalha do Centenário do 7º Grupamento de Bombeiros - 2000



        O 7º Grupamento de Bombeiros sediado na cidade de Campinas/SP foi criado e instalado no dia 23 de janeiro de 1900, sendo, portanto, uma as Unidades de bombeiros das mais antigas do Estado de São Paulo.
        A história da criação e instalação do que é o atual 7° Grupamento de Bombeiros, é parte integrante da própria história da então província de São Paulo e mesmo da história do Brasil do início do século XX, no tocante às atividades de Bombeiros.
        Algumas cidades brasileiras e mesmo no Estado de São Paulo, a exemplo de Santos, possuíam serviço de extinção de incêndios, o que fez com que se acelerasse a implantação dos serviços em Campinas. Até meados de 1896, se utilizavam meios improvisados para debelar os sinistros.
        O voluntariado já existia com populares, funcionários municipais e escravos, estes a mando de seus senhores. Esses voluntários se reuniam em determinado local, onde se muniam dos recursos da época, tais como barris de água montados em carretas, mangueiras de couro, baldes, latas, pequenas escadas e até mesmo uma bomba manual usada para impulsionar a água. Era a época da tração animal.
        O alarme que caracterizava o sinistro era feito através do badalar incessante dos sinos da Igreja Matriz.
 
 

 

sábado, 3 de maio de 2014

Medalha Cinquentenário do CFAP (Escola Superior de Sargentos) - 2001



      Essa medalha se refere à atual Escola Superior de Formação de Sargentos.

      Já comentei sobre distintivos da ESSgt aqui e aqui.

      Como a medalha foi criada na época da antiga nomenclatura (CFAP), mantive a original.

      Observei tantos problemas na medalha que consegui para a foto que tive que “refazer” partes dela no computador.

      A fita era do tipo “Frankenstein”, ou seja, uma série de tecidos costurados uns nos outros, dando uma aparência estranha à peça.

      O acabamento da venera também está bem ruim. O reverso dela mostra o fraco trabalho que tentaram fazer na pátina. A antiga fábrica que a fez, hoje praticamente fechada, não foi feliz na execução da peça.

      Eu também não projetaria uma medalha toda cheia de esmaltes como esta. Seria muito melhor se o brasão do antigo CFAP fosse feito num metal só, com suas formas representadas numa escultura de verdade, não aquelas feitas por computador.
      Muito esmalte é arriscado, pois, gera um efeito carregado demais.

      Uma medalha deve ser uma obra de arte para se usar no peito e, portanto, deve ser muito bem projetada e feita.