quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Medalha do Cinquentenário do 16º BPM/M - 2014



O 16º Batalhão Policial Militar Metropolitano – 16º BPM/M - teve suas origens na Guarda Militar da Cidade Universitária de São Paulo. Criado pela Lei nº 8030, de 06 de Dezembro de 1.963, quando então recebeu parte do efetivo do 10º Batalhão Policial (Santo André), instalando sua sede no local ocupado pela Guarda Militar da Cidade Universitária, constituindo na Ocasião a primeira Companhia do Batalhão.
Área muitíssimo complexa para a polícia que tem como característica a desigualdade social, tendo em vista o choque de contraste ao patrulharem áreas residenciais de altíssimo padrão e elevado poder aquisitivo, ao lado de inúmeras favelas, algumas delas na total miserabilidade, além também de vivenciar com muitas empresas de grande porte, grande concentração de áreas industriais, comerciais e Clubes Esportivos, destacando o 2º maior Estádio do Brasil, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), onde ocorrem vários torneios nacionais de futebol e outros eventos de grande porte. Um policial ali tem que saber transitar e desenvolver seu trabalho junto a essa diversidade de realidades.

Estão situados nessa área o palácio do governo, Shopping Centers (Jardim Sul, Butantã e Raposo) e o Hospital Albert Einstein.

Medalha criada pelo Decreto Estadual 60.849 de 22 de outubro de 2014