quarta-feira, 11 de abril de 2012

Medalha de Combatente da Revolução Constitucionalista - 1932



Nos conturbados anos 30, o Brasil viveu seu maior conflito armado no próprio território.
Trata-se da Revolução Constitucionalista de 1932.
Com a revolução de 30, os detentores do poder, apregoavam a criação de uma nova ordem constitucional e, autodenominados “governo provisório”, aboliram a antiga constituição e começaram a se acomodar na posição de absolutistas, se “eternizando na provisoriedade”, não criando outra carta magna.
Em 1932, parte significativa do povo pegou em armas contra o abuso ditatorial do governo da época.
Durante o tempo de duração do movimento muitos combatentes receberam esse modelo de medalha, que, curiosamente, nunca foram condecorações oficiais do governo paulista, Estado que abraçou a causa integralmente a ponto de a revolução constitucionalista ser o sinônimo de “revolução paulista”.
Esse modelo de medalha, de fato, era mais um souvenir do movimento, feito na época e comercializado em São Paulo.
Por esse motivo não há decreto, nem descrição oficial, mas, é um dos verdadeiros ícones do Combatente da Revolução Constitucionalista. 
   A medalha era fornecida sem fita. Muitos adicionavam uma fita estreita que era colocada em forma de laço nas cores de São Paulo.
     As fitas que que se veem além disso são meras "customizações" dos proprietários.

5 comentários:

  1. Caro Major Galdino Neto, informo-vos o meu email - dantas.angelo@ig.com.br.
    Desejo muito entrar em contato, pois necessito esclarecimentos para muitas dúvidas acerca de tão apaixonante temática. Lá vai a primeira: existe alguma regra estabelecida no tocante a obrigatoriedade (ou não) da efigie de uma pessoa em medalha com o seu nome? Aqui na PM-RN possuimos duas medalhas que, embora carreguem nomes de oficiais não possuem as respectivas efigies. São elas: Medalha do Mérito da Saúde Coronel Pedro Germano Costa e Medalha do Mérito Acadêmico Coronel Milton Freire de Andrade.
    Como não visualizo seu endereço de email, peço que entre em contato comigo.
    E parabens mais uma vez pela criação deste importantissimo, rico e belo blog.
    Att. Cel PM/RN Angelo Dantas.

    ResponderExcluir
  2. Na face da medalha que fica o soldado,contem uma minuscula escrita. Algo como "M.Lanr**He" e abaixo dessa "R.Mattes". Não sei se esta correto, nao pude ver nididamente devido a ruim qualidade da lupa. Oque pode ser essas escritas ? Talvez a assinatura do fabricante ou de quem a desenhou ou algo assim ? Brigado ! Blog show !

    ResponderExcluir
  3. MUITO BACANA. TENHO UMA DESSAS PEÇAS E GOSTARIA DE SABER O MATERIAL. SE É BRONZE OU COBRE. O QUE SIGNIFICA M. LANGONE
    A. MATTEI.

    AGRADECIDO. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  4. TENHO UMA PEÇA IDÊNTICA. SÃO DE BRONZE OU COBRE? E QUAL SIGNIFICADO DE M. LANGONE
    A. MATTEI.

    DESDE JÁ AGRADEÇO E PARABÉNS!

    ResponderExcluir