sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Cruz de Serviços Relevantes - Guarda Civil do Estado de São Paulo - 1967


Das condecorações dadas aos milicianos paulistas por participação na  segunda guerra mundial, essa é a única de nível estadual.
Ela foi dada, principalmente, mas não exclusivamente, aos Guardas Civis do Estado de São Paulo que participaram da segunda guerra mundial nos campos da Itália.
Receberam essa medalha aqueles que trabalharam como Military Policemen, ou seja, executaram o serviço de Polícia do Exército na Força Expedicionária Brasileira – FEB na Itália, ou serviram na infantaria nos pelotões de fuzileiros.
Por ser um número pequeno de medalhas (menos de 80) a “CRUZ DE SERVIÇOS RELEVANTES” tornou-se uma condecoração difícil de se ver "ao vivo" nos dias de hoje.
Conforme dito anteriormente, ela não era exclusiva para os veteranos da FEB, mas, tendo sido criada em junho de 1967 ela só pôde ser outorgada a poucas outras pessoas, uma vez que a Guarda Civil foi fundida com a Força Pública pouco mais de dois anos depois e essa medalha acabou sendo extinta.
Medalha criada pelo Decreto Estadual nº 48109 de 12 de junho de 1967.
Comentei mais sobre a participação de Policiais Militares paulistas na segunda guerra mundial aqui.

7 comentários:

  1. Excelente texto Dino. Acabei de arrumar uma medalha dessas. Era de um Of da FEB chamado LINHARES.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, Della Rosa!
      Essa é mesmo difícil.

      Excluir
    2. Foi o Julio que arrumou, do RJ, e não o Della Rosa, rsrsrs

      Excluir
  2. Ops... Desculpe, Julio!
    Aí no Rio se acha tudo nessa área, hein?!

    ResponderExcluir
  3. Ola Galdino! Agradeço seu artigo, muito útil. Para seus arquivos, o Brigadeiro Roberto Brandini tambem recebeu esta medalha (e diploma), devido a sua atuacao como tenente Aviador no 1o. grupo de Caça, nos ceus da italia durante a 2a. guerra, de Out1944 a Mai1945, cumprindo 28 missoes ateh ser abatido e ficar em campo de prisioneiros dos alemaes. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Galdino, acabei descobrindo que esta medalha tambem apresenta sua miniatura! Isto eu nao sabia... Brigadeiro Brandini possui uma em seu acervo.

    ResponderExcluir