sábado, 17 de novembro de 2012

Distintivos de Tecnologia da Informação na PMESP

A atividade de processamento de dados na PMESP teve início em 1937!
Trinta anos depois, em 1967 foi iniciado o  processamento eletrônico na Corporação com a aquisição de um computador super potente para a época.
No final dos anos 80 a Polícia Militar paulista aumentou sensivelmente seus trabalhos usando a informática, já antevendo a revolução digital que se avizinhava.
O distintivo acima mostra o primeiro modelo referente ao curso de analista de sistemas, desenhado pelo então Tenente Rogério Paixão.
Observe as fitas magnéticas de armazenamento de informação típicas da época, em cada lado do escudo.
      Segundo meu amigo e colega de turma, o Tenente-Coronel Robson Bianchi, o curso referente ao primeiro distintivo era dirigido pela APMBB, coordenado pelo CPD e executado pela FATEC, assim sendo, dava direito a um certificado de especialização pela PMESP e outro de extensão universitária pela FATEC. O ingresso demandava uma semana de testes e era muito concorrido.
Com o tempo, a tecnologia foi sendo aprimorada e o curso adaptado aos novos tempos. Abaixo temos um modelo do início dos anos 90, de um novo curso: analista de  microinformática, já apresentando os primeiros modelos de disquete:

Pouco depois, acompanhando a evolução da Tecnologia da Informação, surgiram os cursos de Organização e Método, assunto que aborda a ordem e agrupamento das atividades da Instituição, muito mais do que manusear o computador em si.
O modelo acima e o seguinte foram desenhados pelo então Tenente Bianchi:

Mais tempo se passou e a Diretoria de Sistemas da PMESP aperfeiçoou o curso, modificando inclusive seu nome e, consequentemente o distintivo. O curso passa a se denominar Organização Sistemas e Método:

Agradeço aos Coronéis  Rogério Paixão e Robson Bianchi pelas informações preciosas.

Um comentário:

  1. Boa tarde Comandante,

    Sou formado em informática, qual o primeiro passo p eu ter esse brevê? Aonde faço a inscrição p o curso??

    ResponderExcluir