terça-feira, 2 de abril de 2013

Distintivo do Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública


O Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública é curso sequencial de formação específica, destinado a formar o Soldado PM, qualificano-o, para execução das funções próprias de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, em conformidade com a filosofia de polícia comunitária, além das atividades de bombeiro e defesa civil.
A conclusão com aproveitamento atribuirá às Praças da graduação inicial a especialidade superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.
A Escola Superior de Soldados - Cel PM Assumpção é a responsável pela realização, coordenação e supervisão do Curso.


Meu amigo, o Sargento Arruda do 3º Batalhão de Polícia de Choque me questionou sobre a heráldica do distintivo.
O Regulamento de Uniformes da PMESP dá a seguinte descrição:
É um escudo português, cortado, perfilado de bronze, tendo campo em chefe terçado em pala de goles (vermelho), prata e sable (preto); brocante a estrela de cinco pontas em bronze, colocada em faixa, no cantão central; contra-chefe de blau (azul), tendo brocante uma balança apoiada em um gládio; um laurel estilizado contorna a balança. O chefe terçado em pala, de goles, prata e sable, representa a bandeira paulista. O esmalte goles representa a caridade, a nobreza, o valor, a honra, a valentia, a generosidade e o fervor; o esmalte sable representa a prudência, a simplicidade, a firmeza, a obediência consciente e a constância de atitudes morais; o esmalte blau representa virtude, nobreza, perseverança, vigilância e lealdade; o metal prata representa a humildade, a verdade, a integridade e a vitória sem sangue derramado; uma balança, de bronze, tendo como fiel um gládio, de lâmina para cima, em bronze, representando o equilíbrio constante. O laurel representa a distinção de méritos superiores e louvores de aprendizagem. O louro representa a boa fama, intrepidez, virtude e glória. A estrela representa a Escola Superior de Formação de Soldados, irradiando a luz do conhecimento.
Medidas: 25 mm de largura por 30 mm de altura.

9 comentários:

  1. ola comandante, não encontrei o distintivo do CFO e CH, o Sr teria ai fotos pra colocar, são bem legais tambem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Nilmar.
      Ainda faltam vários outros distintivos.
      Esses dois que você mencionou, estou dando um capricho especial.
      Tão especial que está levando a eternidade.
      Vai sair! Paciência...

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber se o soldado que fez o Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, está apto a prestar concursos que exijam curso superior em graduação, reconhecido pelo MEC ou pelo orgão competente. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Pode sim.
    Sugiro consultar a ESSd para verificar a documentação e tirar alguma dúvida.

    ResponderExcluir
  4. para o concurso de investigador de policia civil de sao paulo, não é aceito o diploma de curso superior de técnico de policia ostensiva e preservacao da ordem publica da escola superior de soldados...pois eu passei nesse concurso e vou ter que brigar na justiça.....só esclarecendo!

    ResponderExcluir
  5. O curso superior de técnico de policia ostensiva e preservação da ordem publica é curso superior sim.
    Vale entrar na justiça.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite
    Então é superior porem não é graduação, por isso que não é aceito, porem vale a pena brigar na justiça e entrar com mandado de segurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eles aceitaram sua inscrição, vão ter que te engolir.
      Se não aceitaram, vão ter que fazê-lo também.
      A justiça não contempla quem não se move.

      Excluir
    2. Aqui entre nós, eu não trocaria.
      Se for pelo salário, há N formas de superar isso.

      Excluir