terça-feira, 28 de maio de 2013

Colar Sesquicentenário da Revolução Liberal de Sorocaba - 1992

       
 Há passagens na vida de um país que vão se apagando da memória e dos livros de história.

A revolução liberal de 1842 é uma dessas passagens.
Na década de 40 do Século XIX, haviam dois partidos em disputa pelo poder: os liberais (monarquista e centralizador) e os conservadores (com perfil federativo e descentralizador).
Dom Pedro II trouxe o Partido Liberal ao poder, ocupando ministérios e com representação em várias Câmaras.
Precisamente em 1840 foram realizadas eleições cujos resultados foram francamente a favor dos liberais.
Ao final das Eleições do Cacete (nome como aquelas eleições ficaram conhecidas) o Partido Liberal havia conseguido eleger a maioria dos deputados eleitos para a Assembleia dos Deputados.
O Conselho de Ministros, formado na maioria por Conservadores, solicitou a D. Pedro II que anulasse os votos da Eleição sob alegação de fraude.
        Em 1842 O Ministério Liberal foi dissolvido e os Conservadores novamente retornaram ao poder.
O partido político liberal optou por retomar o governo através da luta armada. Eles formariam a Coluna Libertadora que marcharia até ao Rio de Janeiro para derrubar o Governo Conservador o que ficou conhecida como Revolução Liberal de 1842.
Liberais de duas províncias aderiram à revolução: São Paulo e Minas Gerais.
Em São Paulo, a Revolta Liberal iniciou-se na Cidade de Sorocaba. Na província paulista, o movimento foi liderado pelo ex-regente Diogo Antônio Feijó e pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.
O Governo Imperial decidiu continuar com seu apoio aos conservadores. Para combater os revoltosos liberais foram organizadas tropas lideradas pelo Barão de Caxias.
Tanto os liberais de São Paulo quanto os liberais de Minas Gerais foram derrotados e presos pelos comandados de Caxias.
Os que conseguiram escapar do cerco de Caxias se refugiando no Rio Grande do Sul, onde foram acolhidos pelos Revolucionários Farroupilhas.
Com a subida do Partido Liberal ao poder em 1844, todos os liberais envolvidos na Revolta Liberal de 1842 foram anistiados.
O Comando de Policiamento de Área da Região de Sorocaba (na época, denominado CPA/I-7) resolveu comemorar um fato histórico de relevo em sua região com a condecoração denominada Colar do sesquicentenário da revolução liberal de Sorocaba.
        Colar criado pelo Decreto Estadual n° 35209 de 26 de junho de 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário