segunda-feira, 1 de julho de 2013

Distintivo de Policial Ferroviário Estadual - Força Pública - São Paulo - Anos 60

         
         Procuro discorrer sobre um serviço que a PMESP executa ou executou partindo de um distintivo.
          Por mais que eu pesquisasse a respeito do policiamento ferroviário estadual, contudo, foi difícil achar alguma coisa, pois, esse é um tema pouco abordado na história da Corporação.
       Esse foi um dos serviços que a PMESP assumiu por algum tempo, até sua transferência para a área federal, como a segurança dos portos e aeroportos.
         Através da mágica da internet, recebi uma mensagem do Sr. Bento que me ajudou com informações preciosas.
Seu pai era da Força Pública, tendo servido no Policiamento Ferroviário da Corporação
Disse ele que, na década de 60, quando era criança, soube que este serviço, tinha como função, além da manutenção da ordem propriamente dita, a proteção contra ataques terroristas nas linhas ferroviárias da antiga FEPASA.
A sede era na cidade de Rio Claro, pois, ali havia uma grande oficina da antiga FEPASA que se constituía num ponto sensível.

6 comentários:

  1. Boa noite,Ten Cel Galdino.

    Posso lhe dar algumas informações, pois meu pai, foi Capitão e comandante deste destacamento da antiga Força Pública, no final dos anos 60 e começo doas anos 70.
    A sede deste destacamento, foi na cidade de Rio Claro-SP e também havia um quartel na cidade de Araraquara,também sob o seu comando.
    Também busco informações, mas não encontro muitos detalhes.
    Gostaria de trocar informações com o Sr.
    Grato por sua atenção.

    Bento C L Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Olá Bento:
    Puxa, que interessante sua informação! Você tem alguma foto, objeto ou documento da época?
    Chegou a ver esse distintivo?

    ResponderExcluir
  3. Olá Ten Cel Galdino,
    Na época eu era bem garoto, por volta dos 6 anos, mas me lembro de ver meu pai usando este distintivo na farda.
    Tenho poucas fotos, mas vou separá-las e lhe enviar por e-mail.
    Não tive sucesso na busca por mais detalhes sobre este destacamento.
    Até mesmo o meu filho, que é Aspirante 2013, não conseguiu informações detalhadas.
    Ele encontrou um distintivo deste, bem gasto, no museu Cadete Eduardo Pinheiro, na APMBB, mas sem nenhuma referencia, e tenho uma foto dele.
    Mas o que sempre ouvi dizer, em casa, é que este destacamento, tinha como principal função, a proteção das linhas ferroviárias, da antiga FEPASA, dos ataques terroristas da época.
    O motivo da sede ser na cidade de Rio Claro-SP, era uma grande oficina da FEPASA, naquela cidade.
    Pelo e-mail, vou lhe informar o nome de meu pai (já falecido em 1980) e do Tenente da época.
    Ok?
    Quem sabe assim eu também consigo mais informações.
    Obrigado e um abraço.

    Bento

    ResponderExcluir
  4. Preciosas informações, Bento!
    Assim que puder vou passar no museu da PMESP. Lá eles tem até a placa entalhada que ficava na frente de um desses destacamentos.
    Deve haver algo em Boletim Geral.
    Se você me permitir eu publico alguma foto do seu pai nesta matéria do blog.

    ResponderExcluir
  5. Se não me engano, tenho até a foto da entrada do quartel de Rio Claro, com a placa.
    Seria uma honra, poder contribuir para o resgate desta unidade da FP.
    Assim que separar, vou escanear e lhe enviar as fotos.
    Acredito que até amanhã, no final da tarde, eu consiga.

    ResponderExcluir
  6. Apenas, como curiosidade, eu me lembro que na década de 1970, eu morava em Ribeirão Preto, ainda rapazinho, um dia fiquei sabendo da ocorrência de um atropelamento na linha férrea da FEPASA, próximo à minha casa. Como curioso que era e sou, fui até o local e cheguei quando o pessoal da Polícia Civil já recolhia o corpo. Lembro-me bem que no local estava também alguém da Polícia Ferroviária, inclusive lembro que a viatura presente era um fusquinha. Vicente Mario Stopa engº civil

    ResponderExcluir