sábado, 7 de setembro de 2013

Medalha Centenário do 2º Grupamento de Bombeiros - 1991



O 2º Grupamento de Bombeiros (2º GB) teve sua origem na antiga estação Oeste, localizada na Alameda Barão de Piracicaba, 126 – Campos Eliseos, com seu início de atividade operacional em 15 de outubro de 1895, na cidade de São Paulo.
Com o passar do tempo o Corpo de Bombeiros vai se aprimorando e, a partir de 1991 vários postos de bombeiros foram modernizados criando também condições de alojamento a médicos e enfermeiras do Sistema de Resgate que executam seus plantões na Unidade de Suporte Avançado.
Por ser uma área que concentra importantes acessos rodoviários (Anhanguera, Bandeirantes, Fernão Dias e Dutra) por onde circulam cargas perigosas, o 2º GB tem sob sua responsabilidade a Viatura PP01, própria para o atendimento de acidentes envolvendo o transporte de cargas perigosas, por isso, executa estágios de Produtos Perigosos envolvendo parcela significativa do seu efetivo, dotando-os de todas as condições para comporem a guarnição da viatura e operarem seus equipamentos.
A área de atuação do 2º GB é complexa e envolve os mais variados riscos. Desde edificações elevadas até locais de grandes eventos como o Anhembi e o Sambódromo paulistano.
É interessante notar que, corretamente, a medalha conserva a antiga denominação "Grupamento de Incêndio" (GI) ao invés da atual "Grupamento de Bombeiros" (GB).
Medalha criada pelo decreto Nº 33.813, de 18 de setembro de 1991.

3 comentários:

  1. Observando a barreta do centenário do 2°GB, ví que a primeira cor vermelha é depois preta é na fita que sustenta a medalha; primeiro o vermelho é depois verde. Esta correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você está vendo as cores invertidas na fita à direita porque ali está sendo mostrado o reverso da medalha. Não há cor preta na fita dessa medalha. A barreta é que ostenta um verde bem escuro.

      Excluir