sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Medalha do Sesquicentenário do Corpo Musical da PMESP -2011

Quem não entende de segurança pública acha que só se combate a violência urbana com patrulheiros sisudos, distantes da comunidade.
 A Polícia Militar paulista tem muitas outras ferramentas em seu repertório que vão muito além disso.
Sabendo que a proximidade com a comunidade é vital para as atividades de policiamento ostensivo, os membros do Corpo Musical dividem seu tempo entre o patrulhamento nas ruas e o uso da música como "arma" no combate à violência, principalmente em locais carentes, aproximando o Policial Militar das pessoas, principalmente as mais jovens.
A velha máxima de conquistar corações e mentes para o bem comum é a base de suas ações.
O Corpo Musical é também a única Unidade da PMESP que tem o privilégio de ter uma condecoração comemorando seu sesquicentenário.
Criado em 07 de abril de 1857, o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo teve seu início histórico contando com dezessete componentes e um Sargento Mestre.
Inicialmente tinha como missão levar entretenimento às Praças aquarteladas. Ao longo dos anos, a "Banda" deixa de entreter apenas a Tropa, para integrar-se à Comunidade Paulista.
O crescimento da capital gerou grandes obras, tais como o viaduto do Chá, a Avenida Paulista e o Teatro Municipal. O Corpo Musical ali estava presente em todos esses eventos, abrilhantando os festejos de tão importantes realizações.
Atualmente, a Unidade é composta pela Banda Sinfônica, “Jazz Band”, Quinteto de Metais, Quinteto de Cordas, Coral Masculino e Seções de Banda.

O Corpo Musical vem divulgando a cultura através da música nos mais diversos setores da sociedade, abrilhantando eventos cívico-militares, realizando concertos, apresentações e homenagens a autoridades, distribuindo alegria e entusiasmo a comunidades carentes; características sui-generis, adquiridas ao longo de sua história, reforçando a filosofia de Polícia Comunitária.
Medalha criada pelo Decreto Estadual n° 57218 de 05 de agosto de 2011.
      Abaixo, um Policial do CMus e sua "arma", conquistando "corações e mentes" em busca da harmonia na comunidade:

    Outros dois artigos sobre os distintivos do CMus podem ser vistos aqui: o Curso de Especialização em Instrumentação Musical - CEIM e o Curso de Regência

4 comentários:

  1. Existe a possibilidade de uma banda de um CPMI, fora do Corpo Musical da PMESP, ser condecorada com a medalha de sesquicentenário ? A banda regimental do CPMI-1 em São José dos Campos vem fazendo um brilhante trabalho junto a comunidade Joseense, com suas maravilhosas apresentações e o trabalho de musicalização infantil, formando diversos talentos, dentre esses talentos conseguiu formar militares músicos para as Forças Armadas.
    Seria uma grande chance de homenagear e reconhecer o trabalho desses valiosos combatentes musicais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Sim, existe, mas, como a banda pertence ao CPI-1, o agraciado vai ser essa OPM.
      Nesse caso, o agraciado físico vai ser o estandarte do CPI-1.

      Excluir
    2. Obrigado por responder Coronel, agora que eu vi que minha pergunta apareceu como desconhecido, e não era essa minha intensão, sou SGT músico FAB, e acompanho o trabalho dessa banda de perto a muitos anos, conheço todos seus integrantes, por isso fiz essa pergunta, gostaria de colocar-me a disposição para o que o Sr precisar.

      Atenciosamente,

      Juliano Lourenço Ramos

      Excluir