sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Medalha do Sesquicentenário do Corpo Musical da PMESP -2011

Quem não entende de segurança pública acha que só se combate a violência urbana com patrulheiros sisudos, distantes da comunidade.
 A Polícia Militar paulista tem muitas outras ferramentas em seu repertório que vão muito além disso.
Sabendo que a proximidade com a comunidade é vital para as atividades de policiamento ostensivo, os membros do Corpo Musical dividem seu tempo entre o patrulhamento nas ruas e o uso da música como "arma" no combate à violência, principalmente em locais carentes, aproximando o Policial Militar das pessoas, principalmente as mais jovens.
A velha máxima de conquistar corações e mentes para o bem comum é a base de suas ações.
O Corpo Musical é também a única Unidade da PMESP que tem o privilégio de ter uma condecoração comemorando seu sesquicentenário.
Criado em 07 de abril de 1857, o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo teve seu início histórico contando com dezessete componentes e um Sargento Mestre.
Inicialmente tinha como missão levar entretenimento às Praças aquarteladas. Ao longo dos anos, a "Banda" deixa de entreter apenas a Tropa, para integrar-se à Comunidade Paulista.
O crescimento da capital gerou grandes obras, tais como o viaduto do Chá, a Avenida Paulista e o Teatro Municipal. O Corpo Musical ali estava presente em todos esses eventos, abrilhantando os festejos de tão importantes realizações.
Atualmente, a Unidade é composta pela Banda Sinfônica, “Jazz Band”, Quinteto de Metais, Quinteto de Cordas, Coral Masculino e Seções de Banda.

O Corpo Musical vem divulgando a cultura através da música nos mais diversos setores da sociedade, abrilhantando eventos cívico-militares, realizando concertos, apresentações e homenagens a autoridades, distribuindo alegria e entusiasmo a comunidades carentes; características sui-generis, adquiridas ao longo de sua história, reforçando a filosofia de Polícia Comunitária.
Medalha criada pelo Decreto Estadual n° 57218 de 05 de agosto de 2011.
      Abaixo, um Policial do CMus e sua "arma", conquistando "corações e mentes" em busca da harmonia na comunidade:

    Outros dois artigos sobre os distintivos do CMus podem ser vistos aqui: o Curso de Especialização em Instrumentação Musical - CEIM e o Curso de Regência

Nenhum comentário:

Postar um comentário