terça-feira, 27 de maio de 2014

Distintivo de Estágio de Policiamento em Praças Desportivas - Irregular

 
Nessa época de copa do mundo de futebol, em que muita gente se foca mais do que o normal no assunto, apresento um distintivo de uma especialidade de policiamento muito conhecida: o Estágio de Policiamento em Praças Desportivas.
O Segundo Batalhão de Policiamento de Choque - 2º BPChq – é o responsável pelo policiamento em praças desportivas e grandes eventos e a instrução relativa a essas atividades é ali ministrada.

Muito estudo de estratégia e experiência de quase um século deram e dão aos componentes dessa Unidade de policiamento especializado autoridade para tratar do assunto, dando instrução aos policiais paulistas bem como de outros estados e países.

O distintivo, que eu saiba, é o único a ser usado na manga da camisa (manga esquerda) e é sempre em tecido, não havendo modelo em metal. Ó único problema dele é que é irregular. Seu uso não é autorizado.

 

8 comentários:

  1. Sr. Galdino, me lembro uma vez de ter visto este distintivo com a borda verde ao invés de amarelo. Possui alguma variação?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Paulo. Também já observei variantes desse distintivo até nos dizeres, mas, ainda não consegui informações extras.
    Preciso questionar os colegas do Choque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro comandante,
      O de borda dourada são para os oficias, os vermelhos para ST e Sgt e o curso para Cb e Sd foi extinto, porém ja vi na cor preta.
      forte abraço

      Excluir
    2. vale salientar que esse é o distintivo antigo, o novo contém a inscrição "Policiamento em Eventos" e é curso com duração de 1 mes

      Excluir
    3. Obrigado, Barreto. Preciso achar o modelo atual para a coleção...

      Excluir
  3. Cel Galdino, sou um grande apreciador de seu trabalho, e convém informar que até este ano de 2018, este distintivo, embora em uso não era regulamentado. Com a publicação do novo R-5-PM, ele, bem como os distintivos de manga em geral (Canil, Coe, Gate) foram devidamente regulamentados, e exceto este, que não tem representação da "brevê", é facultado usar apenas um, ou o da manga ou o do peito.

    Obrigado por manter viva nossa história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Grato pelas palavras.
      Esse distintivo continua irregular.

      Excluir
  4. Boa noite Comandante, existe outro distintivo usado na manga esquerda da camisa que eu tenho visto muito. O do curso de credenciamente de tradutor interprete.

    Abraços!

    ResponderExcluir