quarta-feira, 14 de maio de 2014

Medalha do Centenário do 7º Grupamento de Bombeiros - 2000



        O 7º Grupamento de Bombeiros sediado na cidade de Campinas/SP foi criado e instalado no dia 23 de janeiro de 1900, sendo, portanto, uma as Unidades de bombeiros das mais antigas do Estado de São Paulo.
        A história da criação e instalação do que é o atual 7° Grupamento de Bombeiros, é parte integrante da própria história da então província de São Paulo e mesmo da história do Brasil do início do século XX, no tocante às atividades de Bombeiros.
        Algumas cidades brasileiras e mesmo no Estado de São Paulo, a exemplo de Santos, possuíam serviço de extinção de incêndios, o que fez com que se acelerasse a implantação dos serviços em Campinas. Até meados de 1896, se utilizavam meios improvisados para debelar os sinistros.
        O voluntariado já existia com populares, funcionários municipais e escravos, estes a mando de seus senhores. Esses voluntários se reuniam em determinado local, onde se muniam dos recursos da época, tais como barris de água montados em carretas, mangueiras de couro, baldes, latas, pequenas escadas e até mesmo uma bomba manual usada para impulsionar a água. Era a época da tração animal.
        O alarme que caracterizava o sinistro era feito através do badalar incessante dos sinos da Igreja Matriz.
 
 

 

2 comentários:

  1. Caro comandante bom dia!

    Gostaria de lhe sugerir um post atinente a espada, que o aluno oficial recebe no momento em que é declarado aspirante oficial.

    Att...
    Leandro Oliveira

    ResponderExcluir