domingo, 18 de outubro de 2015

Distintivo do Curso de Mergulho - CB da PMESP


      Esse é um distintivo bem antigo. Não tenho exatamente a data em que ele foi adotado, mas, já vi fotografias de seu uso nos anos 60.
      É um curso muitíssimo puxado, executado no 1º Grupamento de Bombeiros, antigo 1º Grupamento de Busca e Salvamento. Ao final de um mês e meio, o profissional estará apto a atuar em ocorrências de busca e salvamento subaquáticos.
      A curiosidade sobre esse distintivo é que a cerimônia de entrega dele é realizada debaixo d’água.
      Abaixo uma foto na qual eu estou recebendo o distintivo em 1990 (já vai um tempo...):
 
      Atualmente o distintivo tem partes esmaltadas, mas, até os anos 90 era só em metal. Esta peça em particular é bem especial para mim, pois, eu recebi esse distintivo quando terminei o curso:
 
       Descrição: simbolizando as operações subaquáticas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, o distintivo compõem-se ao centro, de uma superfície ovalada, ondulada em azul, na qual há uma figura, em preto, de um mergulhador em atitude de submersão. Esse conjunto é sobreposto por uma máscara de mergulho. Em volta da superfície ovalada, em vermelho, parte de uma âncora, em cujo vértice há uma estrela de cinco pontas, e em cujas pontas há duas lisonjas pretas. Ladeando a estrela, a legenda CB, iniciais de Corpo de Bombeiros. Todo esse conjunto assenta-se centralmente sobre um par de nadadeiras douradas. Medidas: 60 mm de largura por 25 mm de altura. Para Praças será o correspondente ao dos Oficiais, porém as partes metálicas serão prateadas.
      Há algum tempo ganhei o distintivo abaixo. Ele não seria nada de mais, se não fosse pelo seu antigo dono: o Coronel Hélio Barbosa Caldas, pioneiro do serviço de salvamento no Corpo de Bombeiros em São Paulo:

      Esses distintivos sempre deixaram  a desejar em termos escultóricos. Acho bem possível fazer coisa bem melhor, usando os mesmos elementos.

4 comentários:

  1. Cel. boa noite! Este curso é exclusivo de policiais bombeiros ou quem é do policiamento também pode fazer?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leandro.
    Normalmente é só para bombeiros, pois, são eles é quem vão trabalhar com isso.
    Informe-se no Primeiro GB, no Cambuci.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Cmt
    O que o senhor quis dizer com isso:
    "Esses distintivos sempre deixaram a desejar em termos escultóricos. Acho bem possível fazer coisa bem melhor, usando os mesmos elementos."

    O senhor se refere aos distintivos de curso do CB em geral? Sempre tive essas opinião, mais especificamente sobre os logotipos de unidade das unidades do CB

    ResponderExcluir
  4. Sou militar e possuo uma coleção, gostaria de adquirir uma manicaca dessas... Como faço?
    Meu email é andreluisjordan@gmail.com desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir