sábado, 10 de março de 2012

Medalha Centenário do Regimento 9 de Julho - 1992

Qualquer um vê um desfile do Regimento sente a força da tradição dos quase 120 anos daquela Unidade.
Um lanceiro a cavalo com seu traje tradicional nos remete a eras românticas onde os couraceiros e os lanceiros envergavam suas armas conduzindo belíssimos cavalos, desafiando o perigo em manobras incríveis.
Essa mística foi disseminada na cultura popular através dos séculos pelas novelas medievais de cavalaria, onde os corajosos nobres se despojavam de sua riqueza para perseguir valores superiores.
Em 1831, foi fixado um efetivo de 130 homens para o que hoje é a Polícia Militar do Estado de São Paulo. O efetivo de 30 homens foi reservado à Cavalaria. A Unidade, contudo, só seria criada em 1892.
O Regimento 9 de Julho foi assim batizado pela importante participação de sua tropa na Revolução Constitucionalista de 32.
A Unidade está em permanente aperfeiçoamento, aproveitando um antigo meio de transporte e sua mística popular, associando às modernas técnicas policiais com resultados inovadores e eficazes.
Motivo de orgulho também é trabalhar no "Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Equoterapia" do Regimento, trabalho voltado a pessoas portadoras de deficiência ou necessidades especiais.
             Abaixo uma vista da frente da Unidade:
Medalha criada pelo Decreto Estadual n° 35.583 de 31 de agosto de 1992.

3 comentários:

  1. Eu tenho uma medalha dos 100 anos eu estava lá em 92. foi legal.

    Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava lá também....o dia da foto do centenário foi um sábado chuvoso e frio...!!!! Tenho a medalha que guardo como ouro....Fui muito feliz no regimento...que saudades.....

      Excluir
  2. Olá, Goulart!
    Você servia lá nessa época?
    Teria alguma foto para ilustrar o tópico?

    ResponderExcluir