sexta-feira, 20 de julho de 2012

Distintivo do Curso de Bombeiros Para Sargentos - Força Pública de São Paulo - Anos 1960 até 1970


No início dos anos 90, ganhei algumas relíquias do meu amigo, o então Tenente Ferreira, que estava para passar para a reserva após brilhante carreira no Corpo de Bombeiros, mais precisamente no então 1º Grupamento de Busca e Salvamento - 1º GBS.
Uma das coisas que recebi dele foi seu distintivo do Curso de Bombeiros para Sargentos.
Note que ele é quase idêntico ao do Curso de Bombeiros para Oficiais, com exceção do metal, este prateado e o capacete ao centro, que é preto ao invés do capacete branco de Oficiais.
Nos anos 60 os milicianos tinham o habito de colocar uma chapa plástica preta atrás dos seus brevês que eram ligeiramente maiores do que a peça em metal e acompanhava sua silhueta. Não se porque faziam isso.
Acima uma camiseta do famoso Salvamento, criado pelo então Capitão Caldas, um dos heróis do incêndio do edifício Joelma, em 1974.
Nos dias de hoje, os Grupamentos de salvamento não existem mais como Unidades independentes, bem como os Grupamentos de Incêndio.
Elas foram fundidas no início dos anos 2000 formando os Grupamentos de Bombeiro.
O distintivo do Curso de Bombeiros para Oficiais atual pode ser visto clicando aqui.

11 comentários:

  1. Olá Major Galdino! Gostaria primeiramente de parabenizar o Senhor pelo blog que está me inspirando muito em minhas pesquisas e dizer que a chapa plástica, entre outras coisas, servia para dar mais firmeza à medalha e destaque no fardamento . Não sei mais motivos, mas quem me falou isso foi um tenente da polícia do meu estado.

    Espero ter ajudado!

    Abraço Fraterno! Sd PM Yuri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yuri:

      Grato pelas suas palavras. é gratificante servir de inspiração para outros trabalhos.
      Realmente já tinham me falado sobre essa função da chapa plástica, mas, em algumas fotos antigas vejo a placa sobre o tecido a não atrás.
      Acho que com o tempo a finalidade foi se perdendo.
      Mantenha contato!

      Excluir
  2. Major... nao foi só nos anos 60 e 70 o uso nao... Usei em pleno anos 90 , sob o breve da PMRv, SAT e curso de Motocicletas. Ficava mais firme, e o sombreamento dava um destaque no fardamento. Mas sempre fui enjoado mesmo com o fardamento. Sensacional o blog. Parabens.
    abraco
    Marco Motorhead Loiacono

    ResponderExcluir
  3. Olá Marco!
    Que bacana tê-lo por aqui.
    Não sabia que ainda se usou esse sistema já nos anos 90.
    Vocês da Rodoviária sempre foram caprichosos com a apresentação visual.
    Toda a PM devia ter esse capricho.
    Vou fazer uma postagem sobre o distintivo do Policiamento rodoviário em breve.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!
    Parabéns pelo Blog! Sempre que posso leio as postagens sobre os distintivos de cursos e medalhas, quando as vejo em um PM e comento o que ela significa e logo me perguntam: -" Como sabe?" Daí cito o blog como referência, acho muito bacana! Obs. Amanha é minha vez de ostentar esse "carangueijo" no peito, minha formatura do CBS! A propósito no Corpo de Bombeiros, temos uma gama de distintivos de cursos de especialização ( salvamento em alturas, terrestre, aquático, mergulho, entre tantos outros! Abraço e mais uma vez parabéns e aguardo mais postagens sobre os distintivos de nossa "gloriosa"!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André:
      Os distintivos do CB vão aparecer.
      Pode acompanhar que você vai ver.
      Grato por prestigiar o blog!

      Excluir
  5. Boa Tarde Coronel! Parabéns pelo Blog, por dividir o conhecimento do Sr.! Aqui temos preciosas postagens sobre essa maravilhosa força que é a PMESP!!
    É do conhecimento do Sr. o motivo de cabos e soldados não possuírem um distintivo para a formação de Bombeiros? Sendo um curso de especialização, poderia ser utilizado o mesmo critério do Policiamento Rodoviário, um distintivo para Oficiais e outro para Praças.
    Grande abraço e sucesso nas pesquisas.
    Thiago Orlandi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiago!
      Eu entendo que Cabos e Soldados do Bombeiro não possuem distintivo de especialidade porque eles recebem o distintivo de Tecnólogo em Segurança e Ordem Pública na formação, que tem distintivo próprio.

      Excluir
  6. SOU BOMBEIRO DE 1969 E NO SALVAMENTO DE PRAIA EM SANTOS USEI MUITO UMA CAMISETA COMO ESTA BOA LEMBRA CMT .

    ResponderExcluir
  7. BOA NOITE COMANDANTE...!!! O SENHOR TERIA UM BREVE DESSE PARA PRESENTEAR UM VELHO VETERANO DA FORÇA PÚBLICA ...??? QUAL O VALOR ...??? SE POSSÍVEL ME ADD NO WHATSAPP E ENVIE O PREÇO CASO TENHA UM SOBRANDO 947140500 SGT SENNA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Senna!
      Infelizmente não tenho.
      De fato, só conheço mais três distintivos desse além do meu, todos com colecionadores diferentes.
      Esse é difícil!

      Excluir