domingo, 9 de setembro de 2012

A Láurea do Mérito Pessoal - 1974 até hoje

      
 PREMIANDO A QUALIDADE INDIVIDUAL
Antes de falar da peça em si, gostaria de tecer algumas considerações a respeito do espírito do prêmio.
Numa equipe, sempre há aqueles que se destacam pela forma de desenvolver seu trabalho.
O observador atento nota que alguns Policiais Militares usam sobre o bolso esquerdo da camisa da farda, um medalhão sobre um suporte de couro colorido.
Antigamente conhecida como PMZITO, a Láurea do Mérito Pessoal é o reconhecimento da Instituição em função da qualidade da prestação do serviço do Policial Militar.
Uma vez que há diferenças mesmo entre aqueles que se destacam, foram dados graus às condecorações, iniciando-se pela concessão da láurea de 5º grau até o 1º grau, sua maior graduação, esta concedida pelo Comandante Geral da PMESP.
Quando do processo de concessão, o conjunto da obra do policial militar é avaliado, não somente um fato pontual que tenha gerado a indicação.
Mesmo não considerada propriamente uma medalha, a LMP é tão almejada quanto aquelas.
A Láurea foi criada através de portaria do Comandante Geral da PMESP publicado em Boletim Geral 197 de 16 de outubro de 1974.
As láureas acima estão dispostas como usadas hoje.
Começando com a mais importante temos:
1º grau: Medalhão dourado esmaltado com fundo de couro branco.
2º grau: Medalhão dourado com fundo de couro vermelho.
3º grau: Medalhão prateado com fundo de couro vermelho.
4º grau: Medalhão prateado com fundo de couro preto.
5º grau: Medalhão bronze com fundo de couro preto.
Atualmente, os campos de couro são sempre quadrados com as arestas arredondadas.
O desenho do medalhão é o escudo que compõe o brasão da Polícia Militar paulista com o mapa do Estado de São Paulo estilizado ao fundo, tudo circundado por uma faixa filetada com os dizeres: POLÍCIA MILITAR acima e SÃO PAULO abaixo.

Acima temos uma láurea antiga.
O ícone no centro era o PMZITO, o mascote da PM paulista nos anos 70:
A láurea antiga, (de 1974 a 1988) é basicamente é o mesmo medalhão só que com outra figura central.
O campo de couro ao fundo também era ligeiramente diferente.
Ele tinha a forma quadrada com os cantos arredondados, mas, havia na parte superior, um alongamento com um corte vertical para a fixação no botão da camisa. Hoje a láurea é colocada com um alfinete por trás da peça.
Se viam ainda alguns modelos de láureas com um suporte de metal na parte superior com a finalidade de fixar a peça pelo botão do bolso da farda, mas, até hoje não encontrei nenhuma publicação oficializando esse detalhe:
Em 1988 foi criada uma nova farda na PMESP.
Era um modelo de transição entre a antiga farda cáqui e a atual cinza bandeirante, que tem uma tonalidade azulada.
Nessa farda os bolsos eram fechados por zíper e não havia como fixar o PMZITO.
Por isso fizeram a alteração no suporte de couro, aproveitando para trocar a imagem central para o escudo do brasão de armas da Corporação.

         Lendas a respeito do PMZITO:
Primeira lenda:
Antigamente, corria uma história bizarra a respeito do antigo PMZITO.
Dizia-se que a figura era originária de um PM chamado Zito que, ao defender uma família do ataque de bandidos teria trocado tiros com sete deles,  (nos primeiros modelos do prêmio era o número de pétalas da flor que a figura tem na mão esquerda) antes de ser morto.
Tudo não passa de estória para contar numa noite chuvosa, sem o menor fundamento.

Segunda lenda:
Algumas pessoas acham que existe uma medalha associada à Láurea do Mérito Pessoal.
Quem acredita nisso argumenta que, depois da Láurea do Mérito Pessoal de 1º Grau, existiria uma medalha supostamente com hierarquia superior a ser outorgada.
Lenda! Em nenhum decreto de medalhas há essa associação, tampouco na portaria do Comandante Geral.

36 comentários:

  1. Bom dia Cmt, o PT da unidade informou que o policial pode solicitar LMP em uma parte informando as ocorrências do último trimestre para apreciacao, isso procede? Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Eduardo. Poder pedir pode, embora pedir medalha ou láurea seja uma coisa não comum.

      Excluir
  2. Boa noite Cmt, existe interstício entre as laureas? Quais são? Pode haver alguma concessão de LMP estando em interstício? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo. Existe interstício.
      Consulte o P/5 da sua OPM.

      Excluir
    2. Boa noite , atualmente estou no P/5 do 5°BAEP. Respondendo para ajudar.
      De 5°Grau até 2°Grau o interstício e de um ano, já de 2°para 1° aumenta para 2 anos de interstício e o Policial Militar tem que ter acima de 10 anos na instituicao. Espero ter ajudado

      Excluir
  3. Bom dia Coronel. Meu nome é JAIR, policial há 34 anos, sendo na Polícia Militar de 1983- 1988 e na Polícia Civil de 1989 até hoje. Na PM, trabalhei no Serviço de Armamento e Munição (SAM), no GRPae (Águia), quando da sua fundação, sob o comando do Cel. Ubirajara. O piloto era civil (Mauricí) e o mecânico o chileno Juan. Havia apenas uma aeronave, de prefixo PP-EID e tudo estava meio que improvisado, sediado na base do 2º BPChoque. Eu era um jovem Cabo PM, idealista e com muita vontade de ascender na Corporação. Vendo esse blog, me recordo que sonhava em receber um tão cobiçado "PMZITO". Infelizmente, deixei a Corporação sem ter sido agraciado. Bons tempos aqueles...... Gostaria de parabeniza-lo pelo blog e de externar minha admiração pela Instituição Polícia Militar. Grande abraço.
    JAIR - joliveiraborges@uol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Coronel. Meu nome é JAIR, policial há 34 anos, sendo na Polícia Militar de 1983- 1988 e na Polícia Civil de 1989 até hoje. Na PM, trabalhei no Serviço de Armamento e Munição (SAM), no GRPae (Águia), quando da sua fundação, sob o comando do Cel. Ubirajara. O piloto era civil (Mauricí) e o mecânico o chileno Juan. Havia apenas uma aeronave, de prefixo PP-EID e tudo estava meio que improvisado, sediado na base do 2º BPChoque. Eu era um jovem Cabo PM, idealista e com muita vontade de ascender na Corporação. Vendo esse blog, me recordo que sonhava em receber um tão cobiçado "PMZITO". Infelizmente, deixei a Corporação sem ter sido agraciado. Bons tempos aqueles...... Gostaria de parabeniza-lo pelo blog e de externar minha admiração pela Instituição Polícia Militar. Grande abraço.
    JAIR - joliveiraborges@uol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Cmt, gostaria de saber se existe um limite de tempo para a solicitação da LMP. Alguns informam que ela pode ser pedida até o máximo de 60 dias após a ocorrência. Porém ninguém sabe precisar a informação. Existe esse realmente esse prazo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Johnny.
      Não existe prazo para pedir, mas, sugiro você não demorar muito.
      Aliás, não é previsto nem pedido de láurea. Um prêmio, em tese, você não pede.

      Excluir
    2. Olá Cmt, ajudando a responder a pergunta, é necessário informar a tropa que a classificação do comportamento é essencial para todos os direitos, inclusive LMP. Por exemplo, após a indicação se o PM passar a responder processo administrativo ou penal, isto já é suficiente para àquela indicação de LMP ser Anulada. Se o PM ingressar no comportamento negativo, se tiver LMP, poderá perde-la. Se o PM for preso também perde todas. Enfim, o PM não pode ter nenhum registro negativo. A LMP refere-se a valorização e destaque do PM, e a PMESP honra este valor, por meio de profunda análise dos proc. de LMP. Abraços a todos!

      Excluir
    3. Hj o prazo para solicitar a láurea é de 10 dias.

      Excluir
  6. Boa noite CMT, na data de janeiro de 2017 meu sgt solicitou LMP de 5 Grau devido a uma ocorrênciaencia de gravidade q graças a Deus deu TD certo, após alguns impecilios a Láurea venho a ser publicada em junho/17. Agora em março de 2018 o CFP veio a fazer outro pedido dessa vez para uma LMP de 4 grau devido a outra ocorrência importante, minha dúvida é sobre o interstício é um ano a contar da data da ocorrência janeiro/17, ou da publicação em boletim junho17. Se for em.boletim tem algum modo a conseguir essa medalha de 4 grau com 9 meses após a publicação porém 14 meses da primeira medalha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Eduardo. Nesse caso. é a data da publicação da Láurea. Qualquer coisa fora do que está no regulamento só pode ser feita pelo Cmt G.

      Excluir
  7. Ola aonde encontro uma relação com os nomes de todos os PMESP que ja receberam a laurea de 1 grau?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba! Pergunta de prova.
      Acho que o CComSoc deve ter, mas, não tenho certeza.

      Excluir
    2. Olá Cmt, ajudando a responder a pergunta, a lista contendo nomes de PMs agraciados com LMP encontra-se no SIRH (Sistema Informatizado de RH). Todo P1 e P5 tem acesso ao seu efetivo, pelo referido Sistema, e a Diretoria de Pessoal, tem o acesso irrestrito de todos os PM do Estado SP. Abraços!

      Excluir
    3. Ten. e Cmt, ao consultar um cidadão consegue saber se ele e Mike pela consulta se ele não se identificar ou ex Mike ou só através do sistema de RH

      Excluir
  8. Em meio a minhas incessantes pesquisas sobre a corporação encontrei esse blog! Sonho em me tornar Policial Militar, recentemente fiz o último concurso que teve para Soldado de 2ª Classe dia 03/06/2018, hoje aguardo a lista de convocados para o TAF e sigo treinando rs.
    Fiquei maravilhado com o conteúdo do blog assim como esse post em específico, espero um dia ser agraciado com a honra de poder ostentar tal medalha em meu peito!
    De mais meus sinceros parabéns pelo conteúdo e muito boa sorte!
    Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Felipe.
      Boa sorte no concurso. Você vai gostar da nossa amada Corporação!

      Excluir
    2. Boa tarde CMT, ingressei na gloriosa PMESP em 2006 como SD PM Temporário e permaneci no cargo, refazendo outro concurso em 2008, até 2009 quando assumi o cargo de SD PM 2a classe.
      Atualmente estou com 8 anos e 7 meses efetivo e juntando o tempo prestado como SD PM Temporário de 3 anos, reconhecido por força lei e averbado no meu assentamento, estou com 11 anos e 7 meses de serviço na PMESP.
      Em 2016 fui condecorado com láurea de mérito pessoal em 2° grau e no mês de junho 2018 foi feito o pedido de láurea de mérito pessoal em 1° grau, por ter me destacado em ocorrência de grande vulto na mídia enaltecendo o nome Policia Militar nos jornais e redes sociais.
      A minha dúvida é se vai haver algum impedimento em contabilizar o tempo de serviço prestado como SD PM Temporário.

      Excluir
    3. Olá, Jaime:
      Em termos de tempo de serviço acho que não tem problema, pois é serviço público.
      Para efeito de Láureas ou medalhas, sugiro inicialmente uma consulta informal ao CComSoc e, posteriormente uma consulta formal via documento ao seu superior na sua Cia. Soldado Temporário era militar? Essa é a questão.

      Excluir
    4. Na minha opinião pessoal sim, era militar. Há quem pense diferente. Isso dá uma boa tese

      Excluir
    5. Parabéns Felipe, estou no mesmo caminho que o seu, tentando entrar na PMSP, estou na etapa de investigação social, do concurso de 2017, se Deus quiser em novembro estarei indo para o CFSd, boa sorte esta no caminho certo sempre a procura de conhecer nossa futura corporação, e parabéns CMT pelo blog.

      Excluir
  9. Boa tarde CMT... Quando servi na PMESP na função de Soldado de Policia Militar Temporário, acredito eu também que era militar , pois, assumia o serviço plenamente fardado, cumprimentava meus superiores e pares com continência dentro da hierarquia e disciplina e respondia o RDPM como qualquer outro Policial Militar efetivo... Bom vou aguardar para saber o resultado final com o trâmite da documentação e sou grato ao Sr pelo comentario e atenção a minha dúvida.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite. Tenho grande admiraçao pela PMSP e gostaria de saber se um policial só recebe a láurea fisicamente após a mesma ser publicada em boletim interno? Ou pode ser que ele receba o PMZITO e só depois haja a publicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Leticia, só estou passando pela página e vi sua pergunta. Sim o policial só pode ostentar as medalhas no fardamento após publicarem em boletim geral. Caso contrário comete infração administrativa e pode ser punido.

      Excluir
  11. Estou no operacional a anos e nunca ganhei nem a de quinto grau, foram centenas de ocorrencias bem sucedidas e de repercussao, e tem um pessoal que trabalha na adm a vida toda ( nao desmerecendo) ganharam a de primeiro e segundo grau ja, esse negocio é muito injusto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Acho que uma conversa com seu superior imediato pode ajudar.
      Não custa tentar.

      Excluir
  12. Bom dia CMT, quero saber se pode usar o pmzito, se nao, quais sansoes?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elton.
      Não entendi bem sua dúvida.
      Pode usar Láurea mesmo tendo punição.

      Excluir
  13. Boa tarde Cmt! As LMP DE 5°a 2°grau são concedidas por quem especificamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Competência para concessão:

      a concessão é decorrente do cargo ocupado e restrito aos respectivos subordinados:

      Cmt Cia PM, Ch Div, podem conceder láureas de 5º grau;

      Cmt BPM, GB, GRPAe, Ch Depto, Ch Órgãos de Apoio e Especiais de Apoio, Ch EM Pol Área Bomb Metropol/Bomb Int, Ch Seç EM/PM, Ch Assessorias Policiais-Militares podem conceder láureas de 4º grau;

      Cmt Pol Área, Bomb Metrol, Bomb Int, APMBB,CFSd, CAES, CFAP, Ch EM Pol Int/Cap/Metropol, Rv/Amb/Chq/Corpo Bomb, SubDiretores, podem conceder láureas de 3ª grau;

      Cmt Pol Cap, Pol Metropol, Pol Rv, Pol Amb, Pol Chq, Pol Int, Corpo Bomb, Correg PM, Coord Op, Ch Gab Cmt G, Subch EM/PM, Diretores, Ch APMTJ, APMAL, APMSSP podem conceder láureas de 2ª grau;

      Subcmt PM pode conceder láurea de 1º grau;

      o Secretário-Chefe CMil pode conceder a LMP, em qualquer grau, aos policiais militares lotados na CMil;

      o Cmt G pode conceder a LMP aos policiais militares em qualquer grau.

      Excluir
  14. Boa Noite CMT G estou muito feliz sou CB PM neste mes de janeiro foi publicada minha laurea de 1 grau agradeço a Deus e o Senhor pelo reconhecimento.

    ResponderExcluir
  15. Bia noite! Tudo bem? E qual seria o significado das cores?

    ResponderExcluir