quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Medalha Ao Mérito - Guarda Civil do Estado de São Paulo - 1946

 
Criada pelo Decreto-lei 16455 de 12 de dezembro de 1946, a Medalha Ao Mérito da GCSP era inicialmente uma medalha de mérito por trabalho policial junto com as Medalhas Ao Mérito da Força Policial e do Corpo de Bombeiros e durou até 31 de dezembro de 1969.

De 1946 até 1968 haviam dois graus, como as outras medalhas “ao mérito”: prata para Inspetores e bronze para guardas.

O Decreto 49.331, de 22 de fevereiro de 1968 transformou a medalha “Ao Mérito” da Guarda Civil em medalha de tempo de serviço, com três graus: Bronze para dez anos de serviço, prata para vinte anos e prata dourada para trinta anos.

As barretas também foram modificadas:
A barreta correspondente à medalha de bronze, era carregada no centro de uma folha de café, em bronze com oito milímetros de comprimento, disposta no sentido vertical.
A barreta da medalha de prata era carregada ao centro com duas folhas de café, em prata, com os pecíolos cruzados na parte inferior ambos com oito milímetros de comprimento.
 A barreta correspondente à medalha dourada era carregada ao centro com três folhas de café douradas, dispostas em leque, cada qual com oito milímetros de comprimento.

Abaixo uma medalha de dez anos de serviço.

 
Note que a suspensão da medalha teve dois tipos:

O modelo inicial era o modelo francês, com uma argola na parte superior da venera, formando um ângulo na fita em sua parte inferior; e o modelo inglês, ou seja, uma suspensão horizontal em metal, fazendo com que o inferior da fita fique reta em posição também horizontal, usado entre 1968 e 1969.
Já comentei a respeito das outras duas medalhas Ao Mérito: a da Força Policial e do Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário