terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Medalha Centenário da Academia de Polícia Militar do Barro Branco - 2010


 
Rui Barbosa visitou a Força Pública de São Paulo em 1908 para conhecer a Corporação e seus progressos devido à implantação da Missão Militar Francesa, que chegou a São Paulo em 28 de março de 1906, contratada pelo então Governador do Estado Jorge Tibiriçá, com o propósito de ministrar instrução à tropa da Força Pública.
Ele escreveu sobre isso na época: - “Quando me franquearam o quartel, tive, num relance, a indicação da força que transformara os grosseiros elementos ali encontrados pelos Oficiais franceses, nesse modelo de harmonia, disciplina, vigor e capacidade militar.
           Era a escola, da qual me disse o Comandante Balagny, mostrando-me os bancos e carteiras dos alunos: “esse é meu instrumento de transformação” ”.

A história da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, APMBB, berço da formação dos Oficiais paulistas, remonta ao ano de 1910, com a implantação do Curso Literário e Científico trazido pela Missão Francesa.
Em 1940 a construção do novo aquartelamento do CIM foi iniciada na região do Barro Branco, na cidade de São Paulo sendo as obras concluídas em 1944.
            Abaixo, a entrada da "Base Aguiar" na APMBB:

 
O cadete possui uma rotina acadêmica extremamente regrada, na qual através de rígidos regulamentos internos tem sua vida disciplinada desde a alvorada até o anoitecer.
Essa rotina a qual o cadete deve seguir irá se refletir por toda a sua carreira militar, formando um Oficial disciplinado e disciplinador.
             Abaixo, vista aérea da "base aguiar", a mais antiga do Barro Branco:

 
Estudar na Academia do Barro Branco pode ser bem difícil, mas, é um privilégio que marca a todos os que por ali passaram.
Nos cem anos da Escola de Oficiais, foi instituída uma medalha a fim de reconhecer o esforço daqueles que contribuíram para tornar a Academia o que é hoje.
Medalha criada pelo Decreto Estadual 56113 de 19 de agosto de 2010.

9 comentários:

  1. Caro comandante bom dia, esta honraria é concedida aos alunos oficiais?

    Att.,
    Leandro Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leandro.

    Nada impede um Al Of PM de receber essa medalha.
    Só não sei se isso já aconteceu.

    ResponderExcluir
  3. O blog está muito bom parabens ao senhor major pelo excelente trabalho, sou fascinado pela historia das medalhas militares principalmente da nossa gloriosa PM. Por que o senhor não faz um trabalho com a corporação para integrar essas valiosas informações no site da PM? Seria muito bom ter informativos de todas as medalhas e cursos da PM. Um dia se Deus quiser serei merecedos de ser agraciado com uma destas tão valiosas medalhas.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,

    Sr. Gostaria de saber quantas vagas terá disponivel na APMBB esse ano e se o senhor tem informação da data que será aberta as inscrição.
    Pretendo fazer o concurso esse ano, o Sr. não tem noção de como etou ancioso para um dia pode fazer parte dessa grandiosa Academia.

    ResponderExcluir
  5. Olá, jovem!

    Parabéns pela sua escolha de carreira.
    Como não sou da área de ensino, não tenho essa informação.
    Recomendo que você entre em contato diretamente com a APMBB.
    É um curso super puxado, mas, vale cada minuto que você passa ali.
    Tenho saudades daquele tempo.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite!
    Gostaria de saber se mulher com 18 anos pode fazer na academia Barro Branco?

    ResponderExcluir
  7. Claro que sim!
    O Curso de Formação de Oficiais é um curso superior, então você vai ter que passar pelo vestibular da FUVEST.

    ResponderExcluir
  8. VUNESP comandante.
    No ano de 2010 em diante, a VUNESP assumiu o vestibular para quem deseja galgar o posto de oficial na nossa querida corporação.
    Se o Sr. puder postar mais sobre a história do brevê do CFO eu agradeceria.
    Um forte abraço desse aluno oficial.

    ResponderExcluir