quinta-feira, 7 de março de 2013

Medalha Cinquentenário da Corregedoria da PMESP - 2000

 

Em 1950, pelo Boletim Geral nº 182 de 16 de agosto, foi criada a DPM - DELEGACIA DE POLÍCIA MILITAR, subordinada diretamente ao Comando Geral.

Em 1957, a antiga sigla de DPM passou a significar Departamento de Polícia Militar (D P M), com o efetivo de uma Companhia, e com as mesmas atribuições de sua fundação.

Em 23 de março de 1990, foram cristalizadas as atribuições e competência de Corregedoria da Polícia Militar cuja finalidade é assegurar a disciplina e a apuração das infrações penais na Corporação, fornecendo amplos poderes ao Corregedor para a consecução do objetivo maior de oferecer à população um serviço de segurança de excelente qualidade.
Abaixo uma imagem da fachada da CorregPM gentilmente cedida pelo PM Marusso:

Ainda são mantidas as investigações para a apuração de casos em que o policial militar é vítima, tanto visando instruir os feitos da justiça como da Corporação como em apoio à família daquele que tomba em serviço ou em decorrência dele.
        Medalha criada pelo Decreto Estadual n° 45082, de 28 de julho de 2000.
        Meu amigo o Tenente Matheus, me lembrou a respeito da inscrição no anverso da medalha em latim: "DATUM PERFICIEMUS MUNUS" traduzindo temos: "MISSÃO DADA MISSÃO CUMPRIDA".
        Há alguns meses fiz um artigo sobre outra medalha a cargo da CorregPM que pode ser visto aqui.

 

Um comentário: