domingo, 19 de junho de 2016

Distintivo do Curso de Batedor


O distintivo acima se refere a um curso para um serviço especializado da PMESP: o pelotão de escolta.

Ele foi criado em 30 de outubro de 1947 através do Boletim Geral nº 243 da então Força Pública, com o nome de P.E.M. Sua finalidade era a escolta e segurança do Governador do Estado.

Com o passar dos anos tais missões foram ampliadas a outras autoridades, nacionais ou estrangeiras, quando em visita oficial ao Estado de São Paulo. Dentre os seus inúmeros serviços destacam-se as escoltas do Papa João Paulo II, Príncipe Charles e Princesa Dianna, Presidentes George Bush, Mikhail Gorbatchev, Fidel Castro, Bill Clinton e Jacques Chirac bem como o Imperador do Japão. Além disso, os Presidentes do Brasil e os Governadores de São Paulo nas últimas cinco décadas.

          Juntam-se atividades em desfiles cívico-militares, festejos e eventos motociclísticos, demonstrações e eventos internacionais como a corrida de São Silvestre.

  A atividade conta hoje com vinte motocicletas Harley Davidson “Road King Police” de ano 1998 e uma caminhonete para apoio.

 Em publicação inserta no Boletim Geral 061 de 31Mar99 suas atividades foram transferidas para a 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia de Choque, a qual, em razão de tal fato, passou a exerce as atividades de ROCAM e ESCOLTA estando seus integrantes em plenas condições de atender as demandas existentes de policiamento preventivo.
 
Todos os anos há cursos de Batedores visando um maior aprimoramento nas técnicas de escoltas. Este distintivo é para quem o conclui com aproveitamento.

        Abaixo, uma bela foto das motocicletas:

 

3 comentários:

  1. Eu tenho esse curso, realizado em 2014.

    ResponderExcluir
  2. O distintivo do curso da ROCAM o senhor não tem na página?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Não tenho.
      Manda para o Museu de Polícia Militar e eu publico!

      Excluir