domingo, 15 de julho de 2012

Medalha Mérito Militar - 1920


          Ao contrário do que se imagina, a medalha "Valor Militar" de hoje não foi uma novidade na Polícia Militar paulista.
          A "Medalha do Mérito Militar" foi a primeira medalha para premiar o mérito associado ao tempo de serviço como reconhecimento de bons serviços prestados pelos oficiais e praças da Força Pública paulista, variando seus graus de acordo com o número de anos trabalhados.
O tempo de serviço para habilitar o Oficial ou Praça para pleitear a medalha era diferente do que é hoje: mais de 30 anos para grau ouro, mais de 25 para grau prata e mais de 20 para grau bronze.
A medalha pendia por uma fita de seda com onze listas, sendo seis pretas e cinco brancas.
Todas tinham um passador no metal correspondente à venera ornado de dois ramos de louro gravados.
O Decreto não mencionava assessório como barreta, miniatura ou roseta, contudo há imagens de época com milicianos usando barreta em tecido igual à da fita.
O processo para concessão da medalha era parecido com o que existe hoje, só que de modo mais simplificado.
Naquela época os documentos (fés de ofício ou certidões de assentamentos) eram remetidos ao Comandante Geral da Força Pública que elaborava um processo com as informações e remetia ao Secretário de Justiça e Segurança Pública que era quem decidia se o Oficial ou Praça estava apto a receber a medalha, que era concedida pelo então Presidente do Estado.
Já naquela época, o uso da medalha de grau superior excluia o uso da inferior que devia ser restituída.
Ela durou até 1939 quando foi substituída pela medalha "Lealdade e Constância" que veremos adiante.
A medalha foi criada pelo Decreto Estadual nº 3196-A de 21 de abril de 1920.
O Decreto diz que no reverso deveria estar a data de criação da medalha “21 de abril de 1920” junto com o temo “MÉRITO MILITAR”, mas, das medalhas às quais tive acesso, nenhuma tinha tal inscrição, o que deixa dúvida quanto a se a medalha foi um dia cunhada com esses dizeres.  Provavelmente não houve nenhuma cunhagem assim.
O exemplar que obtive para a imagem, assim como algumas outras do blog, pertence ao acervo do meu amigo Alfredo Duarte dos Santos, sendo que apenas a barreta foi criada virtualmente para efeito de documentação.
O leitor pode achar que a fita está demasiadamente puída, mas, tente guardar um pedaço de tecido por 90 anos...
   Na imagem acima, o General Miguel Costa em 1931, usando sua medalha Mérito Militar.
Nessa foto o General parece estar usando a medalha com o reverso para frente!
   Foto extraída do livro "A Força Pública de São Paulo. Esboço histórico 1831-1931", também conhecido como "livro do centenário".
O Dr. Lauro Ribeiro Escobar, membro do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, lembrou que a "mérito militar" teve como autor o então Tenente Natanael Prado, o mesmo que faleceu em circuntâncias trágicas na explosão de uma bomba no quartel da Luz.
Natanael pesquisou e apresentou o projeto que é idêntico, no anverso, ao da medalha de honra e valor da expedição de Canudos, que será objeto de futura postagem.

4 comentários:

  1. O passador é muito bonito, e parece ter uma grande influência francesa.
    Votos de continuação de bom trabalho com este blog.

    Rui Santos Vargas

    ResponderExcluir
  2. Caro Major Galdino:
    Meus cumprimentos pelo excelente trabalho. prossiga para alegria dos que apreciam as honrarias da nossa tradicional Milícia.
    Permita-me adicionar que a medalha mérito militar teve como autor o então tenente Natanael Prado, o mesmo que faleceu em circuntâncias trágicas na explosão de uma bomba no quartel da Luz. Natanael pesquisou e curiosamente ofereceu o projeto que é idêntico, no anverso, ao da medalha de honra e valor da expedição de Canudos, aquela cujo os agraciados "ganharam mas não levaram", pois as melhadas foram atribuidas mas as veneras jamais forma cunhadas. Conte comigo em tudo quanto eu puder ser útil e esteja ao meu alcance.
    Lauro Ribeiuro Escobar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Dr Lauro Escobar:
      É uma satisfação voltar a contatar o senhor e uma honra ter o blog prestigiado pelo senhor, o verdadeiro "guru" da nossa medalhística!
      Preciso contatá-lo diretamente, pois, aquele livro que o senhor viu lá no TJM está praticamente pronto e gostaria que o senhor fizesse o prefácio.
      O Cel Arruda vai fazer a abertura.
      Em tempo; foi o senhor que projetou a medalha do TJM (a Mérito Judiciário Militar), não foi?

      Excluir
  3. Caro Major Galdino:
    Bom dia.
    É claro que não mereço suas generosas palavras. Mas estou à sua disposição e me sinto honrado com o convite,
    Sim, fui o autor da Medalha e do Colar do Merito Judiciário Militar Paulista, assim como de algumas outras condecorações da Polícia Militar do nosso Estado.
    Aguardo seu contato.
    Lauro Ribeiro Escobar

    ResponderExcluir