segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Distintivo do Curso de Policiamento Com Bicicletas


O policiamento com bicicletas é bem antigo.
Nos anos 1910 se pode observar imagens e menções a essa modalidade de policiamento.
Com a popularização dos veículos motorizados esse tipo de policiamento foi ficando de lado até resurgir nos anos 1990
O policiamento com bicicletas consegue a melhor relação entre o policiamento a pé e o policiamento motorizado, unificando as vantagens de cada modalidade.
 Entre vários projetos científicos apresentados, um dos que mais deu resultados foi emprego profissional da modalidade esportiva "mountain bike", no patrulhamento de ruas.
No policiamento com bicicletas, o policial interage perfeitamente com a comunidade, troca informações, adquire confiança e com sua parceria combate as causas do crime.
O policial em bicicletas, possui uma mobilidade que cobre em média uma área de patrulhamento de dez policiais a pé.
 
Acima uma patrulha de Policiais Militares em bicicletas patrulhando as ruas de Santo André. Foto enviada por cortesia do meu amigo PM Marusso.
Com a bicicleta, o policial possui a mesma ostensividade de uma viatura policial, pois ele está numa posição, na mesma altura ou mais alto que a viatura, sendo identificado de imediato pelo uniforme.
O caráter esportivo de modalidade, dá ao policial, um potencial muito grande de aproximação junto à comunidade, principalmente junto aos jovens e crianças.
O Policiamento com bicicleta foi operacionalizado em 1998 quando o policial Marc Peron, da Real Polícia Montada do Canadá, ministrou aulas para vários Policiais Militares brasileiros de Minas Gerais e São Paulo.

2 comentários:

  1. O curso foi extinto, sendo substituído pelo EEP de policiamento com bicicletas.
    Quem faz esse estágio pode usar esse brevê?

    ResponderExcluir