sexta-feira, 15 de junho de 2012

Distintivo do Curso de Direção Defensiva para Motorista Policial


Não basta ter a Carteira Nacional de Habilitação para se conduzir uma viatura da Polícia Militar paulista.
A atividade policial expõe o Policial Militar a situações que demandam ações não comuns para o motorista em seu carro particular.
O candidato a condutor de viatura é submetido a um curso e a outras avaliações para aferir se o PM está em condições de executar seu trabalho de Policial Militar ao volante.

           Para receber esse distintivo, contudo, é preciso ainda mais. É necessário fazer o Curso de Direção Defensiva ministrado pela Escola Superior de Formação de Soldados localizada em Pirituba, na cidade de São Paulo.
 

21 comentários:

  1. Boa noite Comandante!

    Primeiramente quero dar-te os parabéns pela originalidade deste blog! Chamou-me muito a atenção principalmente as postagens sobre "Distintivos de cursos e especialidades", pois até para quem está nas fileiras da corporação as informações aqui compartilhadas a respeito deste tema são muitos difíceis de se obterem...

    Tenho dúvidas com relação ao Distintivo do Curso de Motorista Policial: Pelo que sei houveram mudanças no curso, principalmente no tempo de duração, e que salvo engano se chama "Direção Defensiva (...)" Quem conclui este curso (ou estágio) pode utilizar o distintivo em questão?

    Obrigado pela atenção e mais uma vez parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nanda!
    Grato por prestigiar o blog.
    Realmente, essas mudanças de currículos e foco dos cursos causam confusão.
    O nome desse distintivo eu peguei no Regulamento de Uniformes da nossa PMESP e ainda é assim.
    Eu também acho esse curso tenha mudado. Era também um curso e parece ter sido reduzido para estágio por foça de carga horária (para não prejudicar o serviço).
    Vou checar e atualizo a postagem.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde comandante.

    Sendo assim o policial somente aprovado pelo SAT não faz jus ao uso desse distintivo?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Comandante, gostaria de parabenizar pelo blog, e dizer que esclarece muito. E lhe fazer uma pergunta. Existe um distintivo para quem tem autorização SAT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui procurar saber no SAT e eles responderam que não.
      Só para o SAT não tem não.

      Excluir
  5. Comandante, boa tarde!! Gostaria de tirar uma dúvida..... a algum tempo vi uns PMs utilizando na farda um brevê idêntico ao de motociclista, mas ao invés de ter uma motociclista montando uma moto tinha um volante..... esse brevê era do curso de motorista ou direção veicular?? Agradeço desde já pela atenção dispensada.
    Att, Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Sim Cel. Galdino, era da PM de São Paulo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi isso. Se você tiver uma imagem, mande para mim.

      Excluir
  7. E aproveitando o gancho, qual é o significado da sigla SAT?? Já vi esse brevê de direção defensiva sendo comercializado sob a sigla SAT.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O distintivo de curso, erroneamente chamado brevê, é vendido com o apelido "brevê do SAT", pois, houve época em que o curso era lá. SAT significa Seção de Apoio aos Transportes.

      Excluir
  8. Se conseguir uma foto daquele brevê envio para o Sr.
    Grato pelas informações....

    ResponderExcluir
  9. Cel. bom dia!! Encontrei um brevê da PM do Distrito Federal no modelo que havia falado, um volante ladeado por duas asas..... está escrito na parte de baixo, "PILOTAGEM POLICIAL"..... mas vi esse brevê usado na farda de PMs daqui de SP e de Guardas Municipais só que não estava escrito "PILOTAGEM POLICIAL" em baixo..... Segue o link: http://emborrachadosmilitares.com.br/loja1/product.php?id_product=1668

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse distintivo não é previsto na PMESP.

      Excluir
  10. bom dia... o curso de condução de veiculo de emergencia da PMSP tem breve?

    ResponderExcluir
  11. Vejo muitos policiais com este distintivo em velcro (na cor cinza/prata), sei que alguns não fizeram curso em Pirituba, são apenas habilitados no SAT. Estariam errados estes? grato

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde comandante meu nome é Thiago gostaria de saber a descrição heráldica do distintivo o seus significados?

    ResponderExcluir
  13. Bom dia comandante sou formado em informática, posso utilizar o brevê de informática, caso não,quais os procedimentos para fazer o curso é utilizar o brevê??

    ResponderExcluir
  14. Bom Dia

    O brevê de Curso de Motorista Policial e o Motociclista estão no regulamento de uniformes e nunca foram cursos e sim habilitações. O Exército tem esses dois cursos e são para habilitar o militar na condução de viaturas. Era obrigatório anos atrás e servia para o superior saber quem poderia ou não dirigir viaturas. O problema é que havia um estágio para isso e foi reduzido somente as provas escritas e práticas. No Exército eles ainda fazem o curso. Os brevês são idênticos, só muda o nome. O de moto é motociclista combatente e este acima é Condutor de viaturas leves, se não mudou nada. Por isso que não existe restrições ao seu uso, nem a Correg PM comunica. Quanto ao estágio de direção defensiva, não existe distintivo por ser estágio. Brevê: Habilitação para algo; Distintivo: cursos

    ResponderExcluir