sexta-feira, 15 de junho de 2012

Distintivo do Curso de Direção Defensiva para Motorista Policial


Não basta ter a Carteira Nacional de Habilitação para se conduzir uma viatura da Polícia Militar paulista.
A atividade policial expõe o Policial Militar a situações que demandam ações não comuns para o motorista em seu carro particular.
O candidato a condutor de viatura é submetido a um curso e a outras avaliações para aferir se o PM está em condições de executar seu trabalho de Policial Militar ao volante.

           Para receber esse distintivo, contudo, é preciso ainda mais. É necessário fazer o Curso de Direção Defensiva ministrado pela Escola Superior de Formação de Soldados localizada em Pirituba, na cidade de São Paulo.
 

34 comentários:

  1. Boa noite Comandante!

    Primeiramente quero dar-te os parabéns pela originalidade deste blog! Chamou-me muito a atenção principalmente as postagens sobre "Distintivos de cursos e especialidades", pois até para quem está nas fileiras da corporação as informações aqui compartilhadas a respeito deste tema são muitos difíceis de se obterem...

    Tenho dúvidas com relação ao Distintivo do Curso de Motorista Policial: Pelo que sei houveram mudanças no curso, principalmente no tempo de duração, e que salvo engano se chama "Direção Defensiva (...)" Quem conclui este curso (ou estágio) pode utilizar o distintivo em questão?

    Obrigado pela atenção e mais uma vez parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nanda!
    Grato por prestigiar o blog.
    Realmente, essas mudanças de currículos e foco dos cursos causam confusão.
    O nome desse distintivo eu peguei no Regulamento de Uniformes da nossa PMESP e ainda é assim.
    Eu também acho esse curso tenha mudado. Era também um curso e parece ter sido reduzido para estágio por foça de carga horária (para não prejudicar o serviço).
    Vou checar e atualizo a postagem.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde comandante.

    Sendo assim o policial somente aprovado pelo SAT não faz jus ao uso desse distintivo?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Comandante, gostaria de parabenizar pelo blog, e dizer que esclarece muito. E lhe fazer uma pergunta. Existe um distintivo para quem tem autorização SAT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui procurar saber no SAT e eles responderam que não.
      Só para o SAT não tem não.

      Excluir
  5. Comandante, boa tarde!! Gostaria de tirar uma dúvida..... a algum tempo vi uns PMs utilizando na farda um brevê idêntico ao de motociclista, mas ao invés de ter uma motociclista montando uma moto tinha um volante..... esse brevê era do curso de motorista ou direção veicular?? Agradeço desde já pela atenção dispensada.
    Att, Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Sim Cel. Galdino, era da PM de São Paulo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi isso. Se você tiver uma imagem, mande para mim.

      Excluir
  7. E aproveitando o gancho, qual é o significado da sigla SAT?? Já vi esse brevê de direção defensiva sendo comercializado sob a sigla SAT.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O distintivo de curso, erroneamente chamado brevê, é vendido com o apelido "brevê do SAT", pois, houve época em que o curso era lá. SAT significa Seção de Apoio aos Transportes.

      Excluir
  8. Se conseguir uma foto daquele brevê envio para o Sr.
    Grato pelas informações....

    ResponderExcluir
  9. Cel. bom dia!! Encontrei um brevê da PM do Distrito Federal no modelo que havia falado, um volante ladeado por duas asas..... está escrito na parte de baixo, "PILOTAGEM POLICIAL"..... mas vi esse brevê usado na farda de PMs daqui de SP e de Guardas Municipais só que não estava escrito "PILOTAGEM POLICIAL" em baixo..... Segue o link: http://emborrachadosmilitares.com.br/loja1/product.php?id_product=1668

    ResponderExcluir
  10. bom dia... o curso de condução de veiculo de emergencia da PMSP tem breve?

    ResponderExcluir
  11. Vejo muitos policiais com este distintivo em velcro (na cor cinza/prata), sei que alguns não fizeram curso em Pirituba, são apenas habilitados no SAT. Estariam errados estes? grato

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde comandante meu nome é Thiago gostaria de saber a descrição heráldica do distintivo o seus significados?

    ResponderExcluir
  13. Bom dia comandante sou formado em informática, posso utilizar o brevê de informática, caso não,quais os procedimentos para fazer o curso é utilizar o brevê??

    ResponderExcluir
  14. Bom Dia

    O brevê de Curso de Motorista Policial e o Motociclista estão no regulamento de uniformes e nunca foram cursos e sim habilitações. O Exército tem esses dois cursos e são para habilitar o militar na condução de viaturas. Era obrigatório anos atrás e servia para o superior saber quem poderia ou não dirigir viaturas. O problema é que havia um estágio para isso e foi reduzido somente as provas escritas e práticas. No Exército eles ainda fazem o curso. Os brevês são idênticos, só muda o nome. O de moto é motociclista combatente e este acima é Condutor de viaturas leves, se não mudou nada. Por isso que não existe restrições ao seu uso, nem a Correg PM comunica. Quanto ao estágio de direção defensiva, não existe distintivo por ser estágio. Brevê: Habilitação para algo; Distintivo: cursos

    ResponderExcluir
  15. Boa noite comandante!! Mas se quem é abilitado no sat não pode usar esse breve, quem pode utilizar então ? Durante minha formação de soldado em Pirituba eu realizei o curso do SAT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente, devido à carga horária reduzida, não se dá mais distintivo do SAT. Contudo, que já possuía o distintivo dos cursos anteriores, mais longos, ainda podem usar.

      Excluir
  16. Bom dia comandante! O curso de direção defensiva é reservado sò aos militares da PMESP? OU militares de outras forças podem está fazendo o curso? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Rafael. O curso é aberto a outras forças, mas, você precisa solicitar vaga junto à Marinha no seu caso.

      Excluir
  17. Boa tarde. Só um alerta: esse "brevê" é para que fez o curso de de "Docência em técnicas de direção policial preventiva". Estágio não tem.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, onde consigo comprar esse breve emborrachado????

    ResponderExcluir
  19. bom dia Senhor.
    Como faço para encontrar a publicação do SAT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse distintivo é antigo. Da época da Força Pública.
      Sugiro um garimpo nos Boletins Gerais.

      Excluir
  20. Boa tarde comando, sou formado em 2011 tirei o SAT em Pirituba, e fui orientado que poderia usar tanto o breve de direção defensiva como o de patrulheiro, qual a orientação do senhor? Desde já meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro um contato com a 4a EM/PM. O curso referente a este distintivo teve muitas mudanças.

      Excluir
    2. Esse brevê de direção somente para Docência, ou seja, oficiais e sargentos instrutores. Para Cb e Sd, a carga horária não atinge a quantidade minima exigida.
      Quanto ao breve de patrulheiro, apenas poderá ostentar o militar que tenha 2 anos de unidade operacional.

      Excluir
  21. Boa tarde. Show esse blog!
    Fiz o curso de direção defenso-preventiva de 1 semana, hj reduzido devido a carga horária para estágio. Faço jus ao breve?

    ResponderExcluir