sábado, 22 de dezembro de 2012

Medalha Cinquentenário do CPD da PMESP - 2011

 
TECNOLOGIA A SERVIÇO DA SEGURANÇA
Já havia comentado que as atividades de processamento de dados na Polícia Militar do Estado de São Paulo tiveram início na década de 30, mais precisamente no ano de 1937, com a implantação da Seção de Máquinas do Serviço de Fundos da Força Pública, que tinha por função efetuar a preparação e o saque de vencimentos do pessoal da Corporação.
Em 1967 passa a uma nova fase com o início do processamento eletrônico de dados com a compra de um computador IBM, super potente para a época.
Hoje, o Centro de Processamento de Dados da PMESP tem a missão de prover os meios de tecnologia da informação tanto na área interna como externa, equipando o Policial Militar com tecnologia de ponta no combate à criminalidade.
Medalha criada pelo Decreto Estadual n° 57217 de 05 de agosto de 2011.
 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Distintivo do Curso de Transmissões - anos 60



Recentemente tive acesso a um distintivo difícil de se ver.

Trata-se do curso de transmissões, que consta do regulamento de uniformes de 1961.

Esse curso foi o precursor do curso de comunicações de hoje.

Era dourado pra Oficiais, prateado para Sargentos e bronze para Cabos.

Aparentemente, o curso não era aberto para Soldados.

Se alguém tiver mais detalhes sobre o curso, agradeço.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Medalha da Casa Militar - 2006

 
 

A Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo tem a competência de planejar, dirigir e executar a segurança física dos Palácios de Governo, coordenar o sistema da Defesa Civil do Estado de São Paulo, bem como coordenar a recepção de autoridades e assessorar o Governador nos assuntos relativos às Forças Armadas ou de natureza militar.

Medalha criada pelo Decreto Estadual n° 50555 de 21 de fevereiro de 2006.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Medalha da FPSP Aos Tripulantes do JAHU - 1927


Medalhões de mesa, comemorativos ou em homenagem a pessoas, sempre são interessantes.
Este é um medalhão bastante significativo, pois se trata de uma homenagem da Força Pública paulista aos tripulantes do JAHU em 1927, que tinha um integrante da FP, o então Tenente João Negrão, como co-piloto.
João Ribeiro de Barros e mais três tripulantes: João Negrão como co-piloto, Newton Braga como navegador, e Vasco Cinquini como mecânico, fizeram primeira travessia aérea sem escalas do Atlântico Sul, em 1927.
Após uma saga envolvendo até sabotagens, o JAHU voou durante 12 horas ininterruptas da europa ao Brasil.
Todo o país explodiu em comemorações e acolhidas festivas aos aviadores em todas as demais etapas do percurso até à conclusão do reide na represa de Guarapiranga no então município de Santo Amaro, em São Paulo.
Este exemplar da medalha está exposto na Sociedade Numismática Brasileira.
O Coronel Edilberto de Oliveira Mello, em seu livro “asas e glórias”, comentou a respeito de uma medalha de ouro dada aos componentes do Jahu.
Imagino que essa seja uma prova de cunho.
Agradeço ao meu amigo e um dos diretores da Sociedade Numismática Brasileira em São Paulo Marcelo Augusto Tibúrcio a gentileza de ceder as imagens da medalha.
Existiram inúmeras outras medalhas e prêmios dados aos tripulantes do JAHU, que serão objeto de outras postagens.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Medalha Cinquentenário do 12º BPM/M - 2011


 

Sediado em frente ao Aeroporto de Congonhas, com bela arquitetura contemporânea, o 12º BPM/M é o responsável por uma parte importante da zona sul da cidade de São Paulo, abrangendo as áreas de Moema, Brooklin, Campo Belo e adjacências.

A OPM, criada em 31 de janeiro de 1957, acompanha o crescimento vertiginoso da região sob sua responsabilidade com intenso comércio e pontos vitais do funcionamento da cidade e do Estado.

Trabalhar ali é viver numa das partes mais vibrantes de São Paulo, com grande movimento diurno e noturno e, ao mesmo tempo, participar do desenvolvimento de uma parte mais nova da cidade.

A medalha traz, como imagem central, um braço com armadura empunhando a bandeira do Estado de São Paulo, imagem que também está presente no símbolo do Batalhão.

Medalha criada pelo Decreto Estadual n° 56716 de 02 de fevereiro de 2011.