sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Medalha do Sesquicentenário do Corpo Musical da PMESP -2011

Quem não entende de segurança pública acha que só se combate a violência urbana com patrulheiros sisudos, distantes da comunidade.
 A Polícia Militar paulista tem muitas outras ferramentas em seu repertório que vão muito além disso.
Sabendo que a proximidade com a comunidade é vital para as atividades de policiamento ostensivo, os membros do Corpo Musical dividem seu tempo entre o patrulhamento nas ruas e o uso da música como "arma" no combate à violência, principalmente em locais carentes, aproximando o Policial Militar das pessoas, principalmente as mais jovens.
A velha máxima de conquistar corações e mentes para o bem comum é a base de suas ações.
O Corpo Musical é também a única Unidade da PMESP que tem o privilégio de ter uma condecoração comemorando seu sesquicentenário.
Criado em 07 de abril de 1857, o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo teve seu início histórico contando com dezessete componentes e um Sargento Mestre.
Inicialmente tinha como missão levar entretenimento às Praças aquarteladas. Ao longo dos anos, a "Banda" deixa de entreter apenas a Tropa, para integrar-se à Comunidade Paulista.
O crescimento da capital gerou grandes obras, tais como o viaduto do Chá, a Avenida Paulista e o Teatro Municipal. O Corpo Musical ali estava presente em todos esses eventos, abrilhantando os festejos de tão importantes realizações.
Atualmente, a Unidade é composta pela Banda Sinfônica, “Jazz Band”, Quinteto de Metais, Quinteto de Cordas, Coral Masculino e Seções de Banda.

O Corpo Musical vem divulgando a cultura através da música nos mais diversos setores da sociedade, abrilhantando eventos cívico-militares, realizando concertos, apresentações e homenagens a autoridades, distribuindo alegria e entusiasmo a comunidades carentes; características sui-generis, adquiridas ao longo de sua história, reforçando a filosofia de Polícia Comunitária.
Medalha criada pelo Decreto Estadual n° 57218 de 05 de agosto de 2011.
      Abaixo, um Policial do CMus e sua "arma", conquistando "corações e mentes" em busca da harmonia na comunidade:

    Outros dois artigos sobre os distintivos do CMus podem ser vistos aqui: o Curso de Especialização em Instrumentação Musical - CEIM e o Curso de Regência

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Medalha Centenário do 1º Grupamento de Bombeiros - 2001


O Decreto nº 46.368, de 14 de dezembro de 2001 Instituiu a Medalha comemorativa do Centenário do 1º Grupamento de Bombeiros:

“Artigo 1º - Fica instituída a Medalha comemorativa do Centenário do 1º Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com o objetivo de galardoar personalidades civis e militares ou instituições públicas e privadas, que tenham contribuído para o maior brilho do 1º Grupamento de Bombeiros ou, de algum modo, prestado relevantes serviços à população paulista, atuando direta ou indiretamente no desenvolvimento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Artigo 2º- A medalha ora instituída é de prata, em formato circular, com 38mm (trinta e oito milímetros) de diâmetro, trazendo:

I - no anverso uma bóia, que representa o salvamento aquático, com 4 (quatro) amarras de um cabo retinida, tendo em abismo uma águia com as asas estendidas, que é símbolo de poder, da vitória, do império e da prosperidade, e suas garras lembram a coragem;

II - no reverso o Brasão de Armas da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e em chefe a epígrafe "PMESP" e em ponta a palavra "Corpo de Bombeiros", abaixo desta a inscrição "1º GB", e abaixo desta, ainda "1880-1980", tudo em alto relevo.

§ 1º - A medalha pende de uma fita com 35mm (trinta e cinco milímetros) de largura por 70mm (setenta milímetros) de comprimento, com 5 (cinco) listras de igual largura, com a seguinte disposição de seus metais e esmaltes: a central de ouro (amarela) ladeada por listras de blau (azul) e de goles (vermelho).

§ 2º - Acompanharão a medalha, a miniatura, a barreta, a botoeira e o respectivo diploma.”