sexta-feira, 4 de maio de 2012

Medalha Brigadeiro Tobias - 1965


Compromisso com a causa pública é uma expressão que guarda significados que ultrapassam em muito a mera descrição técnica.
Sensibilidade, entusiasmo, lealdade e amor ao seu país e sua comunidade são alguns termos que, somados, podem dar uma ideia do real significado do termo.
Nas postagens que se seguem, veremos medalhas feitas para pessoas abnegadas, que se esforçam para melhorar a vida das pessoas de várias formas, nas suas áreas particulares de atuação.
A Brigadeiro Tobias pode ser considerada uma síntese de todas elas.
Quem conhece a Polícia Militar paulista ou estuda sobre condecorações sabe que a medalha Brigadeiro Tobias foi feita em reconhecimento a essas pessoas.
Seria lógico, pelas condições de elegibilidade para sua outorga, que apenas pessoas com grande poder recebessem essa condecoração. Muitas vezes, contudo, vemos Policiais Militares anônimos que, de diversas formas, colaboraram com a milícia bandeirante em nível institucional.
A maior condecoração da Polícia Militar do Estado de São Paulo é dada em cerimônia solene no pátio da Academia de Polícia Militar do Barro Branco com a presença do Comandante Geral, no dia 04 de outubro, data do nascimento do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.
A escultura da medalha foi feita pelo conceituadíssimo artista Luiz Morrone, o mesmo que fez a escultura do monumento a Tobias de Aguiar em frente ao QG da PMESP.
Medalha instituída pelo Decreto Estadual N° 45.648 de 07 de dezembro de 1965.

12 comentários:

  1. Bom dia, o senhor sabe algum relato de uma praça que tenha recebido tal honraria?

    Leandro Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro.
      Todos os anos temos Praças que recebem essa medalha.
      No meu CPA mesmo um Cabo da seção na qual eu trabalhava recebeu.

      Excluir
  2. Caro Galdino, bom dia, gostaria de saber mais sobre uma medalha que o CPC concede a ocorrência do ano, me disseram que era a medalha Tiradentes, isso procede?

    Grato...
    Leandro Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro:
      Inicialmente, grato por prestigiar o blog.
      Salvo engano, o CPC (a Unidade) não tem medalha, não.
      Existe uma medalha Tiradentes que premia policiais, mas, acho que é da Assembléia Legislativa de São Paulo.
      Preciso conferir.

      Excluir
  3. Boa Tarde Galdino Neto, sou militar do Exército Brasileiro e primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo blog e informá-lo que também possuo um grande interesse no estudo sobre medalhas históricas. Gostaria também de aproveitar a oportunidade de perguntar sobre o processo de indicação de medalhas fornecidas pela Polícia Militar. grato.
    Henrique.
    contato.: luis_henrique23@yahoo.com.br
    l

    ResponderExcluir
  4. Olá, Henrique.
    Grato por prestigiar o blog.
    Normalmente, cada medalha tem sua comissão que vai analisar cada sugestão de nome apresentado.
    Essa comissão vai verificar se o nome se insere no contexto do espírito da medalha conforme o decreto de suas criação. Eu resumi bem isso, mas, os próprios decretos de criação das medalhas costumam dar as normas de análise ainda que um tanto abertas para não "engessar" as indicações.

    ResponderExcluir
  5. Cel Galdino gostaria de parabenizá-lo pelo blog de medalhas da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Essa iniciativa é de grande relevância para nós policiais militares. Seria muito bom que mais pessoas na nossa Corporação estivessem preocupadas com estes assuntos de revelo para nosso efetivo. Coloco-me à sua disposição para qualquer ajuda necessária em vista dos meus anos de dedicação exclusiva à Gloriosa Polícia Militar.
    Cap PM Sergio Cepeda de Aguiar - 3ª EM/PM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cepeda. É bom compartilhar este assunto com outros irmãos de farda e outros aficionados do tema.

      Excluir
  6. Caríssimo Cel Galdino, parabéns pela iniciativa do blog. Tenho grande respeito e admiração pelo trabalho da PM paulista. Gostaria de saber se é possível encontrar a listagem de todos os agraciados a cada ano com a medalha Brigadeiro Tobias. Desde já agradeço sua atenção, Hubert

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hubert.
      Grato por suas palavras.
      Quanto à sua dúvida, sugiro contatar o Centro de Comunicação Social da PMESP: 3327-7340 ou 3327-7346

      Excluir
  7. BOM DIA MEU CARO!! SOU CABO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO EU RECEBI ANO PASSADO A MEDALHA BRIGADEIRO RAFAEL TOBIAS DE AGUIAR NO PÁTIO DA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO. GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR A REFERIDA COMENDA NO MEU UNIFORME DE PATRULHEIRO ? GRATO AGUARDO RESPOSTA CB PM HUMBERTO DO 29M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      No uniforme de patrulhamento não se usa medalha nenhuma.
      Confira na 4a EM/PM.

      Excluir