domingo, 26 de janeiro de 2014

Medalha Mérito do Labor Financeiro - 2013


 
Ter as finanças pessoais em ordem em casa faz toda diferença para desenvolver um trabalho com tranquilidade nas ruas.
A Diretoria de Finanças cuida das finanças de todo pessoal da ativa da PMESP além de tratar das finanças da Organização como um todo.
Esta medalha premia quem trata desses assuntos, tanto da própria Corporação, como para quem com ela contribui.
A medalha tema seguinte descrição:
I - no anverso: escudo em broquel (circular) de 15mm (quinze milímetros) de diâmetro, de prata (branco), tendo ao centro em relevo 2 (duas) chaves em aspa, tendo em chefe e em ponta 1 (uma) moeda de jalne (ouro) ostentando a efígie simbólica da república, orlado de jalne (ouro) com a seguinte inscrição em caracteres versais maiúsculos "DIRETORIA DE FINANÇAS E PATRIMÔNIO" de sable (preto) em sua metade inferior, e a metade superior é coberta por 1 (uma) folha de acanto, de sinople (verde), o conjunto é sobreposto a uma cruz de 5 (cinco) braços bífidos, de 35mm (trinta e cinco milímetros) de comprimento, carregada de blau (azul) e perfilada de prata (branco), o todo está sobreposto a uma coroa de louros de jalne (ouro), de 32mm (trinta e dois milímetros) de diâmetro;
II - no verso: em campo de jalne (ouro) ao centro o Brasão de Armas da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em alto relevo, com suas cores próprias, em chefe a inscrição da sigla PMESP em caracteres versais maiúsculos, e na ponta a data "15-XII-1831";
III - a medalha pende de uma fita de gorgorão de seda chamalotada, de 60mm (sessenta milímetros) de comprimento e 35mm (trinta e cinco milímetros) de largura, listrada verticalmente do centro para as extremidades, com as seguintes cores e largura: em prata (branco), com 9mm (nove milímetros), em sinople (verde), com 1mm (um milímetro), em jalne (ouro), com 1mm (um milímetro), em blau (azul), com 4mm (quatro milímetros), em prata (branco), com 3mm (três milímetros) e em blau (azul), com 4mm (quatro milímetros).
Medalha criada pelo Decreto Estadual 59.720 de 06 de Dezembro de 2013.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Medalha Coronel PM Delfin Cerqueira Neves - 2011



A Associação dos Oficiais da Polícia Militar de São Paulo é o órgão representativo dos oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo nas questões inerentes à classe policial militar, seja no âmbito da corporação, seja no âmbito externo na macropolítica nacional, não meramente um clube, como foi ao ser criado.
Os primeiros sinais da existência de nossa Associação remontam ao dia 6 de fevereiro de 1.930 quando, por publicação interna do Comando da Força Pública do Estado de São Paulo, foi criada a Liga de Esportes daquela Corporação. Naquele mesmo ano, no dia 7 de outubro a Liga passou a ter seu próprio Estatuto e sua sede estava instalada na Avenida Tiradentes n° 15-A, no bairro da Luz, na Capital do Estado.
Essa Liga inaugurou, em 17 de outubro de 1.931, o seu Centro Social, e esse fato está inserido no Boletim n° 244 do Comando da Força Pública. Este documento é, na verdade, a Certidão de nascimento da atual Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo
A Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo reúne hoje cerca de 8 mil associados, 40% deles civis.
Na Capital, a Sede Institucional, Social, Administrativa e Política, da Associação dos Oficiais, fica no bairro do Tremembé, na Invernada do Barro Branco.

        Quanto à medalha em si, novamente vemos que o fabricante ainda não conseguiu uma boa solução para a fita que nada mais é que um tecido de nylon com forte camada de tinta nas cores do decreto, o que tira muito da beleza da peça.
Medalha criada pelo Decreto Estadual n° 56898 de 01 de abril de 2011.