segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Medalha Coronel Paul Balagny - 2006



        Em 1906, o Presidente Jorge Tibiriçá querendo dotar São Paulo em uma tropa à altura do seu extraordinário desenvolvimento, contratou a vinda de oficiais franceses para instruir nossos soldados, tendo o primeiro grupo de instrutores aqui chegado em março do mesmo ano.
Houveram pesadas críticas iniciais, principalmente por parte do governo federal e dos outros Estados, mas, elas transformaram-se em elogios, ao se constatar a sensível melhora no nível de preparo dos milicianos paulistas.
Poucos meses depois do início do treinamento, o aspecto da tropa já era outro. Nossos soldados distinguiam-se pela postura e correção dos uniformes onde quer que se apresentassem. Livros de instruções eram impressos como que a jato. Escolas eram criadas. Regulamentos baixados. Armamentos e equipamentos modernos adquiridos. Oficinas de reparos surgiam.
 Com a partida da Missão Francesa, em 1914, nossos oficias já estavam devidamente preparados e instruídos como posteriormente o demonstrou em varias oportunidades.
Tivemos também a chegada de uma segunda Missão Francesa após a primeira guerra mundial em 1919 que durou até 1925.

        Abaixo, Paul Balagny apresentado no livro "A Força Pública de São Paulo - 1831-1931", também conhecido como "o livro do centenário:

 
Por ocasião do centenário da Missão Militar Francesa de instrução da então Força Pública do Estado de São Paulo foi criada a medalha “Coronel Paul Balagny” como distinção a personalidades civis e militares, ou instituições, que tenham se destacado por relevante contribuição às ciências, letras, artes e cultura, resultando em benefício da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sendo dignas de especial homenagem pelos seus méritos.

        Quanto à medalha em si, vejo que ela foi bem projetada, mas, poderia ter sido bem melhor executada. O vão entre a venera e a fita é imenso sem necessidade e na venera se deu pátina numa peça de ouro, o que é bem estranho e ainda com corante preto!.
Medalha criada pelo Decreto Estadual n° 50713 de 10 de abril de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário