Na semana que antecede as festividades de 9 de julho, 80 anos da Revolução Constitucionalista, vou apresentar um pequeno conjunto de distintivos daquela época.
Eu jamais saberia que esse distintivo tinha sido feito se não tivesse sido apresentado a ele.
Trata-se de um distintivo especial referente à Revolução de 32.
Ele era de um componente da “Commissão Inspectora das Delegacias Technicas” – CIDT
Essa comissão era encarregada de dar assessoria na áreas técnicas, principalmente de engenharia, criando e produzindo materiais que seriam usados no front.
Graças a esse pessoal, com apoio do Instituto de Engenharia e da Escola Politécnica, muitos materiais puderam ser fabricados em São Paulo e se evitou trazer de fora dado o bloqueio imposto pela ditadura de Getúlio Vargas.
Um dos distintivos era para se usar na gandola e o outro, em tecido, era um distintivo de quepe.
Durante a Revolução de 32, vários distintivos diferentes foram feitos, tanto para os setores da linha frente como da retaguarda.
Com a morte do antigo proprietário, esse material quase foi jogado fora.
É necessário mais cuidado com nossa história!
Com a morte do antigo proprietário, esse material quase foi jogado fora.
É necessário mais cuidado com nossa história!
E muito importante , que a história seja preservada.. disponha no que precisar , tenho várias medalhas comemorativas .. posso lhe enviar fotos.
ResponderExcluirOlá Senhor José Carlos: Existem medalhas que, mesmo sabendo de sua existência eu não consegui nenhuma para tomar imagens. Quem sabe o senhor as tenha? Se estiverem dentro do assunto (medalhística militar paulista) mesmo que apenas tangencie o tema pode ser interessante. Vamos nos falar. Meu email:capgal@uol.com.br Grato por prestigiar o blog!
Excluirbom dia ... tenho várias medalhas comemorativas, caso queira, posso-lhe enviar fotos. abraços
ResponderExcluir