sábado, 7 de julho de 2012

Medalha Governador Pedro de Toledo - 1972


Em 1972, nos quarenta anos da Revolução Constitucionalista, a Sociedade Veteranos de 32 – MMDC lançou mais uma medalha, oficializada pelo Governo Estadual.
A medalha lembra Pedro de Toledo, Governador do Estado de São Paulo em 1932, no período da Revolução Constitucionalista.
Mais uma vez a medalha não se destina só a combatentes do movimento.
Ela tem por objetivo homenagear personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras por seus méritos e serviços de excepcional relevância prestados ao culto da Epopeia Cívica de 9 de Julho de 1932 e a São Paulo.
        Os veteranos usavam um passador na fita como na imagem abaixo:
A Medalha é de Bronze, de formato circular, com 37 milímetros de diâmetro, trazendo no anverso, no campo, a efígie de Pedro de Toledo, Governador de todos os paulistas em 1932, de perfil à direita e na orla os dizeres «Governador Pedro de Toledo - 1932-1972»: no reverso, no campo, traz em relevo o Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 1932 e na orla os dizeres «Viveram pouco para morrer Bem - Morreram jovens para viver sempre». A peça pende de fita, com 37 milímetros de largura branca com duplo filete, preto, branco e vermelho a 4 milímetros da orla.
O exemplar que obtive é da antiga ESMALTARTE, e tem leves problemas no acabamento na borda da venera, pois, não está com as rebarbas bem retiradas.
O suporte também está ruim visto de perto e a solda que a liga à venera está muito aparente.
Medalha oficializada pelo decreto Nº 814, de 26 de dezembro de 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário