terça-feira, 2 de abril de 2013

Distintivo do Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública


O Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública é curso sequencial de formação específica, destinado a formar o Soldado PM, qualificano-o, para execução das funções próprias de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, em conformidade com a filosofia de polícia comunitária, além das atividades de bombeiro e defesa civil.
A conclusão com aproveitamento atribuirá às Praças da graduação inicial a especialidade superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.
A Escola Superior de Soldados - Cel PM Assumpção é a responsável pela realização, coordenação e supervisão do Curso.


Meu amigo, o Sargento Arruda do 3º Batalhão de Polícia de Choque me questionou sobre a heráldica do distintivo.
O Regulamento de Uniformes da PMESP dá a seguinte descrição:
É um escudo português, cortado, perfilado de bronze, tendo campo em chefe terçado em pala de goles (vermelho), prata e sable (preto); brocante a estrela de cinco pontas em bronze, colocada em faixa, no cantão central; contra-chefe de blau (azul), tendo brocante uma balança apoiada em um gládio; um laurel estilizado contorna a balança. O chefe terçado em pala, de goles, prata e sable, representa a bandeira paulista. O esmalte goles representa a caridade, a nobreza, o valor, a honra, a valentia, a generosidade e o fervor; o esmalte sable representa a prudência, a simplicidade, a firmeza, a obediência consciente e a constância de atitudes morais; o esmalte blau representa virtude, nobreza, perseverança, vigilância e lealdade; o metal prata representa a humildade, a verdade, a integridade e a vitória sem sangue derramado; uma balança, de bronze, tendo como fiel um gládio, de lâmina para cima, em bronze, representando o equilíbrio constante. O laurel representa a distinção de méritos superiores e louvores de aprendizagem. O louro representa a boa fama, intrepidez, virtude e glória. A estrela representa a Escola Superior de Formação de Soldados, irradiando a luz do conhecimento.
Medidas: 25 mm de largura por 30 mm de altura.

12 comentários:

  1. ola comandante, não encontrei o distintivo do CFO e CH, o Sr teria ai fotos pra colocar, são bem legais tambem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Nilmar.
      Ainda faltam vários outros distintivos.
      Esses dois que você mencionou, estou dando um capricho especial.
      Tão especial que está levando a eternidade.
      Vai sair! Paciência...

      Excluir
    2. Olá Cmt. Também gostaria de saber um pouco mais dos distintivos do CFO e CH.

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber se o soldado que fez o Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, está apto a prestar concursos que exijam curso superior em graduação, reconhecido pelo MEC ou pelo orgão competente. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Pode sim.
    Sugiro consultar a ESSd para verificar a documentação e tirar alguma dúvida.

    ResponderExcluir
  4. para o concurso de investigador de policia civil de sao paulo, não é aceito o diploma de curso superior de técnico de policia ostensiva e preservacao da ordem publica da escola superior de soldados...pois eu passei nesse concurso e vou ter que brigar na justiça.....só esclarecendo!

    ResponderExcluir
  5. O curso superior de técnico de policia ostensiva e preservação da ordem publica é curso superior sim.
    Vale entrar na justiça.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite
    Então é superior porem não é graduação, por isso que não é aceito, porem vale a pena brigar na justiça e entrar com mandado de segurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eles aceitaram sua inscrição, vão ter que te engolir.
      Se não aceitaram, vão ter que fazê-lo também.
      A justiça não contempla quem não se move.

      Excluir
  7. Cel, seria muito interessante saber mais sobre a famosa apmbb, as insígnias do CFO e CH

    ResponderExcluir
  8. Os Cursos Superiores na Polícia Militar - Orientação


    OS CURSOS SUPERIORES NA POLÍCIA MILITAR

    TEN CEL PM ORLANDO PEREIRA DE LIMA
    Comandante da Escola Superior de Soldados

    Os concursos públicos que indicam a obrigatoriedade de formação em nível superior assinalam que o termo “NÍVEL SUPERIOR” são efetivamente os cursos de bacharelado, licenciatura e similares, e esse não é o caso do Curso de Formação de Soldados e nem dos Cursos de Formação de Sargentos ou o de Aperfeiçoamento de Sargentos, pois são eles, respectivamente, “curso superior de técnico” (que é o CFSd) e “curso superior de tecnólogo” (que é o CFS e o CAS). Há, portanto, uma grande diferença, inclusive de cargas horárias.

    Os cursos superiores de bacharelado e licenciatura têm a duração entre 4 e 5 anos, e os técnicos e tecnólogos em nível superior têm a duração de 1 a 3 anos, que são os casos do Curso de Formação de Soldados (técnico superior de 1 ano) e o caso do Curso de Formação de Sargentos e o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (ambos tecnólogos, nível I e II, respectivamente, que não ultrapassam a 1 ano).

    De qualquer forma, na Polícia Militar do Estado de São Paulo, os Cursos de Bacharelado são: o Curso de Formação de Oficiais (4 anos período integral) e o Curso de Formação de Professores de Educação Física (1,5 ano em período integral).

    O Curso de Formação de Soldados, o Curso de Formação de Sargentos e o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, possuem, respectivamente, os níveis de “superior de técnico” e “superior de tecnólogo I e II”. São eles formações devidamente regulamentadas e reconhecidas por lei, porém, não são bacharelados.

    Destarte, para os concursos públicos que exigem a formação universitária, o termo “Curso Superior” é a necessidade expressa de que cada candidato tenha uma vivência universitária maior, o que vem a ser um curso de maior duração, que nada mais é, de uma forma geral e em nível mais simplificado, o Bacharelado.

    Por fim, é necessário que se saiba que as graduações dos cursos superiores na PMESP – regidos pela Lei Complementar nº 1.036, de 11 de janeiro de 2008, que institui o Sistema de Ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo e que foi regulamentada pelo Decreto nº 54.911, de 14 de outubro de 2009 –, partindo dos níveis iniciais, são as seguintes:

    1. Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (Curso de Formação de Soldados PM);

    2. Curso Superior de Tecnólogo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública I (Curso de Formação de Sargentos);

    3. Curso Superior de Tecnólogo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública II (Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos),

    4. Curso Superior de Tecnólogo de Administração Policial-Militar (Curso de Habilitação ao Quadro de Administração de Oficiais PM);

    5. Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (Curso de Formação de Oficiais);

    6. Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais);

    7. Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (Curso Superior de Polícia);

    8. Curso de Bacharel em Educação Física;

    9. Curso de Bombeiros para Oficiais e Curso de Bombeiros para Sargentos.

    Constituem Órgãos de Apoio de Ensino Superior (OAES)

    1. Centro de Altos Estudos de Segurança “Cel PM Nelson Freire Terra” (CAES - Cel PM Terra);

    2. Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB);

    3. Escola de Educação Física (EEF);

    4. Escola Superior de Sargentos (ESSgt);

    5. Escola Superior de Soldados “Coronel PM Eduardo Assumpção” (ESSd - Cel PM Assumpção);

    6. Escola Superior de Bombeiros “Coronel PM Paulo Marques Pereira” (ESB - Cel PM Paulo Marques).

    ResponderExcluir