A Polícia Rodoviária Estadual paulista foi criada em 10
de janeiro de 1948 com o nome de Grupo Especial de Polícia Rodoviária, com um
efetivo de 60 homens, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira,
comandados pelo 1º Tenente José de Pina Figueiredo, da então Força Pública,
inicialmente atuava na recém inaugurada SP-150, Rodovia Anchieta.
O distintivo tem clara inspiração na logo das
motocicletas Harley Davidson, primeiro modelo de motocicleta usado pela Polícia
Rodoviária do Estado.
Temos abaixo a descrição heráldica da peça:
O distintivo para Oficiais é um escudo misto, tendo na
parte superior o estilo suíço e na inferior o francês, com campo esmaltado em
goles (vermelho) e bordadura em metal, ao centro tem sobreposto faixa filetada
em goles (vermelho), excedendo as dimensões do escudo, em um quarto de cada
lado com a inscrição: "POLÍCIAMENTO RODOVIÁRIO", grafada e letras
maiúscula; abaixo deste, um pequeno circulo filetado em fundo esmaltado em
metal, ladeado por dois segmentos, em metal curvos, cada um de dimensão igual
ao diâmetro do circulo; logo abaixo, acompanhado a curvatura dos segmentos a inscrição:
"SÃO PAULO". Grafada em letras maiúsculas Sobre o centro superior do
escudo, assenta-se o Símbolo de Polícia Militar. O escudo sobrepõe-se
centralmente a um par de asas estilizadas de três penas. As asas, bordaduras do
escudo, frisos e inscrições serão em metal dourado.
As medidas são de 79 mm de largura por 35 mm de altura.
O distintivo para praças é o mesmo exceto o metal que é prateado.
Comentei a respeito da medalha do Cinquentenário do Policiamento Rodoviário paulista em uma postagem antiga (clique aqui)
Comentei a respeito da medalha do Cinquentenário do Policiamento Rodoviário paulista em uma postagem antiga (clique aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário