quinta-feira, 2 de maio de 2013

Distintivo do Curso de Técnicas Não Letais de Intervenção Policial - Primeiro Modelo


O Distintivo do Curso sobre o qual comento nesta postagem se refere ao primeiro Curso de Técnicas Não Letais de Intervenção Policial, realizado no início dos anos 2000, por policiais de diversos países e levado a efeito na PMESP.

A descrição heráldica do distintivo é a seguinte:
Constitui-se de um campo circular com fundo preto onde se encontram, em metal dourado, as inscrições na parte superior “INTERVENÇÃO POLICIAL” e na parte inferior ”SÃO PAULO”, com 02 (duas) garruchas cruzadas simbolizando a atividade policial. Ao centro 03 (três) setas circulares de integração, nas cores vermelho, verde e azul ao redor do globo estilizado, simbolizando assim o perfeito entrosamento entre os Direitos Humanos, Táticas Policiais e Treinamento com Armas de Fogo, dentro dos padrões internacionais conveniados para as atividades policiais. Todo esse conjunto sobreposto centralmente a um par de asas estilizadas, 04 (quatro) penas em metal dourado.
Medidas: 70 mm de largura e 35 mm de altura.
Como esses primeiros cursos se destinavam a Oficiais que seriam os multiplicadores, só havia o distintivo em metal dourado.
Com base neste curso, foi criado um outro, feito pela própria PM paulista que se chama hoje “Técnicas Básicas de Utilização de Equipamentos Não Letais e Defesa Pessoal”, que possui um distintivo diferente a ser abordado em outra postagem.

Um comentário:

  1. Caro Cmt
    O primeiro curso ocorreu na APMBB entre setembro e novembro de 1998 e contou com um corpo discente de 18 Oficiais, capitães e tenentes, 08 ainda na ativa. Tive a honra de fazer parte daquele grupo.
    Maj PM Vagner Joaquim

    ResponderExcluir