Com a mesma filosofia do distintivo de comando de Unidade Operacional (vide postagem aqui) para também valorizar o patrulheiro que se arrisca diuturnamente nas ruas, o Comando resolveu criar um distintivo para esse profissional.
O Boletim Geral 147 de 08 de agosto de 2018 diz:
"O Distintivo do Patrulheiro...poderá ser utilizado pelo policial militar que tenha mais de dois anos de efetivo exercício em unidades territoriais..."
Quanto à peça propriamente dita, ela deriva diretamente do distintivo do Curso de Radiopatrulhamento Padrão dos anos 80. De fato ele foi "ressuscitado". A única diferença é que ele é usado sempre em dourado, diferente daquela época em que havia o confeccionado também em prata.
O Boletim Geral 147 de 08 de agosto de 2018 diz:
"O Distintivo do Patrulheiro...poderá ser utilizado pelo policial militar que tenha mais de dois anos de efetivo exercício em unidades territoriais..."
Quanto à peça propriamente dita, ela deriva diretamente do distintivo do Curso de Radiopatrulhamento Padrão dos anos 80. De fato ele foi "ressuscitado". A única diferença é que ele é usado sempre em dourado, diferente daquela época em que havia o confeccionado também em prata.
No
ano de 1987, foi iniciado o programa “Radiopatrulhamento Padrão” que viria a
ser o prenúncio do policiamento comunitário de hoje.
As
Escolas de Formação da Corporação incorporaram em seus currículos as diretrizes
dessa visão inovadora e necessária de policiamento.
Não
se poderia esperar, contudo, que as novas turmas se formassem para aplicar essa
nova filosofia operacional.
A
solução foi instituir um curso a respeito do tema a todos os Policiais
Militares que já estavam nas ruas.
Dessa
forma foi criado o Curso de Radiopatrulhamento Padrão (RPP).
Este
distintivo se refere a esse curso.
O
tempo foi passando e toda a tropa pronta da PMESP recebeu esses ensinamentos.
Hoje,
todos os novos Policiais Militares já saem com a filosofia do Policiamento
Comunitário das escolas de formação e o “curso de RPP” se tornou desnecessário, para aquele fim, tendo sido transformado do "distintivo de patrulheiro" de hoje.
Abaixo a viatura protótipo do "Programa RPP" em 1987 que circulava na região de Moema:
Gostaria de saber se este distintivo ainda está em uso?
ResponderExcluirE se os novos policiais podem utilizar o distintivo de rádio patrulhamento padrão?
Olá. O distintivo ainda está em uso, mas, só pode ser usado por quem fez o Curso de Radiopatrulhamento Padrão nos anos 80 e 90. Não cabe seu uso por policiais que não frequentaram especificamente o curso de RPP.
ExcluirPelo que li o policial militar que tiver mais de 2 anos de rádio patrulhamento já pode usar
ExcluirOlá! Ouve outro distintivo antes desse? Pois ja vi policiais mais antigos usando brasão em uma das mangas sendo tal quadriculado com o dizer (patrulheiro)... tem mais detalhes , mais creio que saiba. Tomei conhecimento hoje deste blog, Parabéns!
ResponderExcluirOlá, Aislan. Primeiramente, grato por prestigiar o blog.
ExcluirAcho que já vi esse distintivo, mas, preciso pesquisar melhor antes de te responder.
Se você conhecer quem o tenha, por favor, me avise.
Olá Comandante tenho este distintivo, consegui em uma casa de artigos militares em campinas a alguns anos, ja vi realmente varios policiais usando é muito bonito o distintivo inclusive ja enviei ao senhor por e-mail em outra ocasião escaneado. se precisar reenvio. att Ronier
ExcluirOlá já fiz o curso de RPP pela Polícia do estado Acre onde encontro esse distintivo a venda?
ResponderExcluirOlá. Se você fez o curso pelo Estado do Acre, antes você precisa verificar se sua Corporação adotou esse ou outro distintivo.
ExcluirBom o a Policia aqui do Acre usou como exemplo as polícias de São Paulo e Alagoas mais não mostraram como era o distintivo seria ou poderia ser usado, mais o nome do curso foi rádio patrulhamento padrão como está no blog da PMESP
ResponderExcluirmais com técnicas modernas pra realidade de Policia do nosso Brasil hj.
Entendo, mas, é o mesmo que você fazer um curso numa Universidade e receber o Diploma de outra ainda que seja pela mesma graduação. Sua Corporação precisa oficializar tal distintivo.
ExcluirBom dia. Sr. Galdino, Gostaria de saber se quem realizou o curso de formação de Soldados, pode estar colocando esse breve no Fardamento, Pois vi alguns soldados recém formados ¨Recrutas¨ usando o breve de Patrulheiro no fardamento. alguns informaram que assim que faz o curso e se forma nas escolas de formação da PMESP ja pode estar colocando esse breve no fardamento. que existe um boletim geral que embasa o direito e uso do mesmo. isso é verdade? quem se forma nas escolas de formação de Soldados ja pode estar usando o breve?
ResponderExcluirOlá, Douglas.
ExcluirNão pode usar não dentro das condições que você mencionou.
Esse foi um curso específico com currículo próprio que hoje não existe mais.
Boa noite sr, qual os breves que estao previstos para o uso de recem formados alem do da escola do CFSD
ExcluirBoa noite. Resposta: só mesmo o Curso de Formação de Soldados.
ExcluirBOLETIM GERAL PM 147
Excluir1ª PARTE LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO PORTARIAS 1 - REGULAMENTO DE UNIFORMES DA POLÍCIA MILITAR (R-5-PM) - ALTERAÇÃO
O Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, com fundamento no artigo 19, inciso I, do Regulamento Geral da Polícia Militar (R-1-PM), aprovado pelo Decreto 7.290, de 15 de dezembro de 1975, e no artigo 47 das Instruções para as Publicações da Polícia Militar (I-1-PM - 3ª edição), considerando a constante necessidade de atualização das publicações da Polícia Militar e de prover a valorização de seu efetivo, determina: Artigo 1º - O artigo 98 do Regulamento de Uniformes da Polícia Militar (R-5-PM) passa a vigorar com a seguinte redação:
3. O Distintivo do Patrulheiro, confeccionado em metal ou bordado, com 80 mm de largura por 20 mm de altura, será constituído de um escudo suíço em campo blau (azul), encimado por uma estrela de cinco pontas em jalne (dourada), sobre o qual há uma roda dentada prateada, sobreposta por uma águia composta em jalne (dourada). O escudo sobrepõe-se ao Símbolo Básico da Polícia Militar (pistolas cruzadas) e todo esse conjunto sobrepõe-se a um par de asas abertas, em jalne (dourada), atravessando o conjunto central, em diagonal, da esquerda para a direita e de cima para baixo, um raio em goles (vermelho);
3.1. poderá ser utilizado pelo policial militar que tenha mais de dois anos de efetivo exercício em unidades territoriais;
3.2. seu uso obedecerá as mesmas disposições previstas para o uso dos distintivos de cursos de especialização. (NR)
Cmt primeiramente agradecer e parabenizar seu trabalho e esse magnífico Blog, que enaltece tanto os dogmas de nossa gloriosa corporação, agora gostaria se possível, que o senhor sanasse uma dúvida minha, referente a fardamento, eu posso utilizar breves de cursos que não são da PM no fardamento? Como por exemplo cursos que realizei na época que se estava nas forças armadas, ou cursos extra corporação, como combate com faca, swat, etc. Por exemplo já vi policiais com um brevê de uma caveira escrito bushido Ryu e ele informou que era um curso de combate com faca de fora da PM, porem ele disse que se publicar em BI pode usar, isso procede? Se for algo possível, qual é o procedimento para regularizar isso?
ResponderExcluirOlá. Primeiramente, grato por suas palavras.
ResponderExcluirÉ possível sim. Basta fazer uma parte a seu superior imediato que vai fazer o documento chegar ao Cmt do Batalhão que vai analisar o pedido.
ola bom dia, gostaria de saber meus cursos ja foram publicados em boletim ai o gostaria de saber se posso usar o bolachao de braço na pmesp do curso que ja foi publicado???
ResponderExcluirOlá, CoLt:
ExcluirNão há cursos que tenham distintivos para se costurar no braço. Quem usa, usa irregularmente. O de "praças desportivas", por exemplo, é irregular.
senhor Galdino muito obrigado existe como entrar em contato com senhor por algum outro meio eletrônico pra sanar algumas dúvidas sobre isso???que estou tendo divergências sobre os mesmos !!!!
ExcluirExelente site, poderia postar aqui sua duvida colt, pode ser a mesma que a minha
Excluirobrigado e parabens pelo blog
Gostaria de saber o por que não pode usar breve na manga da gandola, comi o de combate com faça e o de conduta de patrulha em local de alto risco
ExcluirOlá!
ExcluirDistintivos de curso são usados no peito por padronização. Não existe nenhum curso na PMESP que tem distintivo na manga. Quem o faz está usando um distintivo irregular.
Meu e-mail: galdino.neto@hotmail.com.br
ExcluirExcelente, sou 85 e fiz o patrulheiro padrao, bons tempos , chegavamos na ocorrencia de accidentes e tinhamos noçao dos primeros atendimentos, salvamos muitas vidas,,,,
ResponderExcluirBons tempos que a instituiçao era respeitada, pena que nos dias de hoje está abandonada a propria sorte pelo governo de sp,
Más isso ja e outra historia,parabens pelo blog
Olá Comandante, sou Cb da PMESP porém antes de ingressar nas fileiras da nossa gloriosa, fui militar do Exército brasileiro e tive a oportunidade de servir na missão de paz do Haiti (MINUSTAH), recebemos a insignia (Brevê) de participação de missão das Nações Unidas a qual tem previsão de uso no braço da gandola (seria aquele "bolachão" azul das nações unidas), não tem previsão para usa-lo no peito, somente no braço (exército).
ResponderExcluirGostaria de saber se nesse caso que esta insignia só tem a previsão (na força de pacificação) para uso no braço da gandola, como ficaria a situação aqui na PM? Mesmo assim eu não estaria autorizado a usa-la na farda da PMESP?
E outra questão é se posso, devo entrar em contato com o exército para pegar algum tipo de informação ou prova para anexar a Parte pedindo essa autorização?
Pergunto em minha Unidade mas são diversas as respostas que recebo, li o R-5-PM porém não fala nada sobre isso, só especifica e detalha sobre as insignias de uso no peito, deixando vago a questão do uso dessa insignia, por isso queria tirar essa duvida com o senhor.
Desde já agradeço a atenção comandante.
Força e Honra!
Bom dia! Faça o pedido formal ao seu Comandante. É possível usar sim.
ExcluirComo já mencionado em comentários a cima, nenhum breve de ombro é regulamentado no R5- PM, já vi usarem na é irregular.
ExcluirBom dia Comando. O distintivo de curso do sat pode ser utilizado por Sgt ou somente por cb e Sd que estão na função de condutores de viaturas?
ResponderExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirTenho publicado no meu assentamento da pmesp o curso de combate com faca,
Foi feito fora da corporação.
Como já está publicado posso usar o breve no peito ou devo fazer parte solicitando especificamente permissão para o uso do brevê?
Desde já agradeço a atenção
Se está publicado, pode usar.
ExcluirEsse breve realmente voltou a ser utilizado?
ResponderExcluirSim
ExcluirOlá, coronel boa noite!! Porém a uma grande dúvida quanto este brevê em relação a essa nova publicação, ele é dourado para praças e oficiais agora ou ainda mantém o dourado para oficiais e prata pra praça ?Pois na publicação não informa nada, e na foto da publicscao aparece somente o breve na cor dourada , obrigado
ResponderExcluirConfirmei na 4a EM/PM e é sempre dourado agora.
ExcluirOlá Comandante, quanto a esse distintivo de Patrulheiro, no BG consta que o mesmo é Dourado então o Praça também vai usar ? Mesmo sendo tantos outros com distinção de cor entre Praças (sendo prata) e oficiais (em dourado)???
ResponderExcluirMais uma vez PARABÉNS
Olá Comandante, como publicado em BG esse distintivo é somente em dourado. O Sr sabe o por quê de ser em dourado tanto para Oficiais quanto para Pracas? Ja vi um Sgt fazendo o uso de um outro distintivo de curso em dourado ma nan tive a oportunidade de verificar qual era, o Sr tem o conhecimento de outro em dourado para Praças também??
ResponderExcluirAgora o distintivo passou a ser um indicativo de antiguidade na Unidade fim.
ExcluirNão é mais "brevê" de curso.
Todos devem utilizar o distintivo na cor dourada, ou diferencia a cor para praças e oficiais, tendo em vista que vejo os praças utilizando na cor prata.
ResponderExcluirSempre dourado agora, Petter. Só antigamente eram dois metais.
ExcluirOlá Comandante, tudo bem. Sou policial militar do estado de São Paulo. O senhor poderia me dizer o que preciso fazer para poder bordar o Breve do sat e o Breve de Radiopatrulhamento. Qual seria o amparo que tenho se for questionado sobre os dois breves bordados na farda. Aguardo atenciosamente a ajuda do senhor.
ResponderExcluirOlá. Você pode usar até três distintivos de curso na farda. Consulte o RUPM para ver como devem ser colocados.
ExcluirBom dia Cmt
ResponderExcluirSou policial militar de SP e quando servi o exército fiz estágio de Selva e gostaria de usar o distintivo em forma de dístico escrito SELVA na farda operacional
É possível ?
Obrigado
Olá.
ExcluirEstágio é uma coisa não muito "certa" de receber.
Na PMESP, normalmente não dão.
Mas seu faria uma parte ao superior imediato pedindo para publicar em Boletim Geral e consequente uso. O pior que pode acontecer é negarem!
Boa noite CMT .
ResponderExcluirApenas o distintivo de "patrulheiro" será usado sempre em dourado ou os demais cursos tbm? Ou mantem a distinção para praças(prata) e oficiais (dourado) nos demais cursos da PMESP?
Boa tarde. Sim. Apenas o de patrulheiro é dourado pelo motivo de que o distintivo de curso não tem o mesmo espírito do distintivo de patrulheiro. São focos distintos.
ExcluirBoa tarde Comandante, gostaria de saber se o Policial Rodoviário poderia usar esse ´´distintivo´´
ResponderExcluirBom dia, Cruz.
ExcluirPode sim, desde que obedecido o preceito da norma:
"O Distintivo do Patrulheiro...poderá ser utilizado pelo policial militar que tenha mais de dois anos de efetivo exercício em unidades territoriais..."
Se você tiver trabalhado dois anos em OPM territorial (BPM/M, BPM/I) pode.
Bom dia Comandante, obrigado pelo esclarecimento, aproveitando a oportunidade , existe um brevê do "SAT" de moto . Esse brevê é previsto o uso ?
ExcluirExistiu um distintivo de motociclista, mas, deviso à carga horária reduzida, foi cortado.
ExcluirVeja aqui: https://medalhisticamilitarpaulista.blogspot.com/search?q=motociclista
ResponderExcluirMas está obsoleto.
Bom dia CMT !!! Desde já parabéns pelo excelente blog. Sou policial militar do Estado de São desde 2006, gostaria de saber posso ostentar o distintivo (RPP) em meu fardamento. Desde já agradeço atenção do Sr.
ResponderExcluirAgora pode!
ExcluirBom dia Cmt, gostaria de saber onde posso encontrar o amparo para caso seja rondado pela pdo, referente ao curso de combate com facas, fui informado de que deveria imprimir o boletim interno onde consta a públicação do meu curso, mas referente ao local onde usar, tenho dúvida ainda, visto que todas as vezes que vejo alguém com esse curso, está no braço esquerdo da gandola.
ResponderExcluirMe disseram que existe uma instrução em um boletim interno que fala sobre a regularização de cursos fora da PM, porém, não consigo encontrar.
Boa tarde.
ExcluirSim, você precisa ter autoriazação do comando para usar o distintivo, uma vez que não é um curso da Corporação.
Faça uma parte embasando quando e onde você fez o curso.
Na dúvida, sugiro ligar para a 4a EM/PM
BOA TARDE CMT O BRASAO QUADRICULADO PRETO E BRANCO COM SIMBOLO DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SAO PAULO, QUE ERA O CURSO DE RPP DA EPOCA PODE SER USADO NO FARDAMENTO???
ResponderExcluirOlá, Ramalho.
ExcluirNão pode mais. O conteúdo daquele curso hoje é parte de todos os cursos de formação.
Bom dia comando o distintivo de RP encontro no Boletim Geral ou no R5PM?
ResponderExcluirOlá boa noite, eu gostaria de agradecer pelas informações, fiquei um bom tempo tentando descobrir sobre esse brevê, ganhei anos atrás de presente dos meus pais, como souvenir, mas nunca soube oque era, não tenho certeza se é do meu pai ou da minha mãe (ambos PMESP aposentados, minha mãe coronel e meu pai tenente), mas provalvemente deve ser do meu pai que entrou antes na PM, pois é prata, acredito que seja um dos primeiros a serem feitos visto que os mais novos são todos dourados.
ResponderExcluir