quinta-feira, 29 de março de 2012

Distintivo do Curso de Assuntos Civis



   Distintivos de curso não pertencem propriamente ao assunto “medalhística”, mas, tem uma conexão muito próxima ao tema.
   Um Policial Militar que termina um curso na Corporação tem certificada sua capacidade de desempenhar a atividade na qual se propôs a trabalhar.

   Este distintivo é sobre o curso de Assuntos Civis.
   Trabalhar sendo o porta-voz de uma instituição tão complexa como a PMESP é bem difícil.
   Num país em que todos se acham técnicos da seleção brasileira de futebol ou especialistas em segurança pública, o Oficial de relações públicas PM é bombardeado por todo tipo de questões até filosóficas ao apresentar uma ocorrência pontual.
   A profissão de policial já é difícil; onde o PM anda no “fio da navalha” ao desempenhar sua missão.
   Explicar tecnicamente, a quem, eventualmente, tem até má vontade para com a polícia é uma tarefa que exige preparo próprio.
   Para isso se criou o curso e esse distintivo simboliza que o PM é preparado para isso.

     Atualização em 28/06/2012:

   O Coronel Ricardo Paixão, o criador desse distintivo em 1983, me disse que as setas representam a via de duas mãos da comunicação social.

   No centro do mapa estilizado do Estado de São Paulo, delineado em verde, está o distintivo das Polícias Militares de acordo com a Inspetoria Geral das Polícias Militares - IGPM.

8 comentários:

  1. A fotos esta de 1ª realmente artisticas. estou ansioso por mais matérias.
    abç
    Lambert

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Lambert!
      Estou pensando em como fazer o mesmo com as medalhas sem perder o conteúdo.

      Excluir
  2. Prezado Galdino, na PMESP não se dá muita importância â propriedade intelectual, mas me permita a imodéstia de lhe dizer que esse distintivo e também o do Curso de Gestão Pela Qualidade foram criados por mim com o imprescindível conhecimento do Dr. Lauro Ribeiro Escobar, grande conhecedor do assunto. O do Curso de Assuntos Civis, por volta de 1983, quando o cursávamos e o pedido veio do então Tenente Coronel Feliciano, se não me engano, chefe da 5ª EM. A idéia inicial era mostrar uma via de duas mãos. A criação e a aprovação foram em tempos recordes. Já o da Qualidade foi pedido da 6ª Seção do EM, na época com o Rocco e Renato Aldarvis, alguns anos mais tarde. Abraços, Rogerio Paixão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Comandante!
      É um prazer contatar com o senhor, ainda que virtualmente.
      Vou acrescentar essas informações, que são difíceis quando se trata de distintivos de curso.
      De medalhas nem tanto.
      Grato por prestigiar o blog e, desde já conto com vosso conhecimento para aprimorar as postagens!

      Excluir
    2. Prezado Galdino, parabéns pelo brilhante trabalho. Fui testemunha da obra-prima do estimado Paixão. Estivemos juntos no CAC/1983. Que saudades. Ótimo curso que reuniu a nata dos relações públicas da PM, grandes amigos. Um forte abraço, Buonamici.

      Excluir
  3. Prezado amigo Galdino, nós, veteranos, não gostamos de sermos chamados de "senhor", ainda que virtualmente...dá uma conotação de idade (risos). Além desses dois distintivos, também trabalhei na criação do Distintivo do Curso de Analista de Sistemas, numa reforma do existente, fora dos padrões da PM. Em cima dele, criaram outros "filhotes", como analista de O&M, de micro etc, infelizmente, sem o meu aval. Também fiz o do Curso de Salvamento Terrestre, quando ainda era estágio. Esse distintivo foi brutalmente alterado, pois os moldes ficaram naquela fundição que ficava no Ipiranga (não me lembro do nome) e os novos ficaram maiores e completamente diferentes. O então capitão Mascarenhas, meu colega de Turma, me pediu para criar um distintivo do Curso de Gerenciamento de Crise, para o pessoal do GATE. Assim foi feito e esse, também, deu cria a outros por conta própria. Mais tarde, o Major José Renato Silva, da 5ªEM me pediu que desenhasse a medalha Cruz de Sangue. Nova parceria com o genial Lauro Ribeiro Escobar (pai do querido Juiz Militar com o mesmo nome)e a medalha foi criada em tempo recorde. Na solenidade da entrega das primeiras medalhas, os nomes dos criadores foram esquecidos...mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!
      Já está muito próximo o tempo de eu mesmo me tornar veterano!
      Eu tenho dois distintivos desse curso de Gerenciamento de crises.
      Qual o correto e porque criaram esses "filhotes"?
      Este blog é um piloto do que vai ser no futuro um livro sobre o assunto.
      Vou desmembrar o tema: primeiro medalhas e depois distintivos.

      Excluir
    2. Galdino, o distintivo do Curso de Gerenciamento de Crises tem, ao centro, um desenho negro, simulando o retículo de uma arma longa, com a visão de um sniper e é adornado com curvas hiperbólicas douradas. Não me lembro dos demais detalhes, mas se procurar bem, tenho certeza de que possuo os esboços do trabalho criativo. Depois, o GATE resolveu realizar outros cursos semelhantes e, para cada um deles, usavam a base com algumas modificações, como nos cursos de analistas, onde as fitas magnéticas deram lugar aos disquetes e ao símbolo de O & M. Talvez a idéia fosse vincular os cursos, por tratarem de temas muito semelhantes, possibilitando uma identidade visual única. Em minha monografia do CAO, eu propunha uma hierarquização desses símbolos, pois o distintivo do curso de patrulhamento, com duração de uma semana, era maior e mais visível do que o de Educação Física, com, na época, um ano e meio. Reconheço que não cheguei onde queria, por uma questão de tempo, mas a idéia está lá.Abraços.

      Excluir