terça-feira, 27 de março de 2012

Medalha Centenário do Batalhão Tobias de Aguiar - 1991 - Errada!


MUITO ALÉM DA ROTA
Quem entra no quartel do 1º Batalhão de Polícia de Choque, o 1º BPChq, não vê apenas uma Unidade. O visitante se depara com a história da Polícia Militar paulista, do Estado de São Paulo e da própria nação, história que ainda está se desenrolando ali dentro.
No Batalhão, desde 1970, atua um dos serviços com mais mística na Instituição: A ROTA.
O Policial Militar que ali trabalha considera as verdadeiras láureas o seu braçal e sua boina negra.
Ao receber uma medalha do 1º BPChq, seus ex-integrantes podem dizer, sem falar, que tiveram o privilégio de pertencer a essa Unidade tão conceituada.
Quanto à medalha em si, temos alguns comentários: O decreto diz que a medalha é um "resplendor canelado". Contudo, no item seguinte, ao dizer os elementos que carregam o centro da medalha, diz: "...tudo circundado pelos dizeres: "1º Centenário – Batalhão Tobias de Aguiar”, em caracteres versais...".
Isso foi interpretado como se toda a medalha tivesse que ser circundada por esses dizeres, dando uma forma arredondada à medalha como se pode ver na imagem. Na verdade a idéia era outra, e a medalha foi modificada, como veremos na próxima postagem.
A fita é outro ponto fraco da medalha: pintada de modo grosseiro com falhas entre as cores, rebaixa o que deveria ser uma obra de arte.
Medalha criada pelo Decreto Estadual 33927 de 14 de outubro de 1991.
O segundo modelo da medalha pode ser visto aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário